Layout do blog

O que é Email Marketing? E como ter resultados sempre

Leticia de Lima • out. 05, 2020

O que é email marketing: você já deve ter ouvido falar sobre em algum outro momento, e provavelmente deve ter se perguntado sobre isso. Alguém ainda usa? Pra que serve o email marketing? enviar um monte de informações sobre o meu produto como uma panfletagem digital?

Então, o que é email marketing?


Apesar de muita gente usar o email marketing para fazer panfletagem digital ou disparo de ofertas, uma estratégia e uso deste canal vai muito além disso.



O email, também conhecido por alguns como mala-direta (em referência as correspondências que eram enviadas anteriormente a casa das pessoas), é o ato de se comunicar e transmitir informações entre sua empresa e o público desejado. 


Ele não necessariamente vai tratar sobre um produto em específico. Um exemplo disso são as confirmações de pagamento, estágio em que se encontra o andamento de um produto comprado online, aviso de promoções aéreas, alerta de conteúdo novo de um portal, etc. 

Para quem enviar uma campanha de email?


O primeiro passo é entender o motivo da realização de uma campanha. O objetivo deve estar bem definido para depois chegarmos ao passo de: para quem eu vou enviar. 


Vamos pensar que você possui uma empresa de calçados e o foco será calçados infantis. Nesse cenário, é preciso primeiramente pensar quais são as pessoas que teriam interesse nesse tipo de produto: pais, avós, padrinhos. 


Entendendo quais são as pessoas prioritárias nesse comunicação, o passo seguinte é compreender se você pode segmentar essas pessoas. Seja utilizando um cadastro interno, ou pensando numa forma de captar leads com formulários que gerem essas informações. 


Mas atenção!


Comprar uma lista não faz parte de uma boa prática de email marketing. E com a aprovação da LGPD se tornará ilegal em breve, então NÃO considere isso como opção ao seu negócio!


Retomando sobre a campanha; é necessário saber qual é o público alvo que tem objetivo com essa campanha e que de fato será impactado positivamente com essa mensagem. 


Quando você consegue segmentar e puxar informações de pessoas que, ou já compraram produtos infantis ou que têm maior probabilidade de realizar essa compra, sua mensagem será bem recebida. 


Nesse momento você deve estar se perguntando: mas a minha base toda pode ter alguém com criança, o ideal não seria enviar a promoção para o maior número possível?


De fato, pode ocorrer de outras pessoas fora da segmentação acabarem se interessando e realizando essa compra. Porém esse número será muito pequeno, comparado aos descadastros e número de leads que começarão a não abrir mais as suas campanhas. 


O maior desafio de uma campanha de email marketing é ser atrativa e o menos invasiva possível para cada lead/contato. Dessa forma, segmentar de acordo com o objetivo de cada campanha se mostra o mais assertivo. 

Qual a frequência de envios ideal?


Não existe uma frequência ideal, mas uma coisa é fato: ninguém quer receber email todo dia. 


Você pode se perguntar o seguinte para essa dúvida: O que eu preciso comunicar nessa campanha? Qual o público que será impactado por ela? Quando foi minha última comunicação com esse público?


É necessário uma cadência de envio para o seu público para que você possa realmente criar um relacionamento. Dentro de uma estratégia de inbound marketing, o email está na etapa de relacionamento justamente por isso. 

Cada email deve ser muito bem pensado e desenhado, objetivando a abertura não somente da primeira campanha, mas dos próximos e-mails que você possa vir a enviar. 



O objetivo de uma campanha não pode ser de panfletagem online e sim de uma ferramenta de aproximação do seu público!

As pessoas estão usando cada vez menos email?


Esse é um argumento comum de pessoas que não entendem sobre esse universo e você não precisa repeti-las. 

Segundo uma pesquisa de Pew Research de 2011, 92% dos adultos utilizam o email . É um volume bem grande de pessoas que você pode atingir com uma campanha assertiva voltada para esse público. 


Outro fator que pode te fazer pensar melhor a respeito é o custo: uma campanha de email marketing é muito mais barata do que outras formas de relacionamento. 


Além de ser menos invasiva e permite que você tenha mensuração muito mais assertiva, com taxas de entrega, abertura, clique, descadastros, etc. Você pode entregar a mensagem certa, pra pessoa ideal e no melhor momento!

E as redes sociais?


Elas são uma excelente forma de relacionamento e captação de contatos, porém nenhuma estratégia deve ser pensada como excludente e sim como complementares. 


Numa estratégia de email você consegue enviar a mensagem para a pessoa certa, garantindo que ela receba essa informação e ainda consegue saber se ela foi impactada (abriu a mensagem/clicou). 


Numa postagem em rede social, essa informação acaba não sendo precisa, pois você não consegue saber com certeza quais as pessoas que foram impactadas por um post, por exemplo. 


Não que você deva esquecer as redes sociais, claro. Pois elas têm um papel importantíssimo para estratégias macro de marketing digital.


O que gostaríamos de deixar claro é: Com uma estratégia bem traçada e bem aplicada, o email marketing pode ser um grande canal de aquisição de clientes, pois o relacionamento se torna mais pessoal e individual. Diferente de outras mídias, onde tendemos a generalizar a comunicação, já que o público é amplo.

Meu público não gosta de email marketing!


Pode ser que a maioria do seu público de fato não abra o e-mail, mas isso não quer dizer que 100% das pessoas não façam isso. 


É por isso que essa ferramenta ainda sobrevive com diversas novas tecnologias, pois você consegue mensurar e entender quais as pessoas abrem e se relacionam com você através de seus emails. 


Você não precisa centralizar a sua comunicação com o email, como explicamos acima, as outras mídias têm seus objetivos. Mas ele pode ajustar a comunicação de acordo com o interesse do seu público, e pode complementá-la com outras estratégias, como o uso do sms por exemplo. 


Qual o momento ideal para começar usar o email marketing?

O melhor momento é o agora. 


Para iniciar uma estratégia de email marketing você precisa compreender o objetivo dessa comunicação, qual o público alvo para ela e um disparador de e-mails. Lembrando que existem softwares gratuitos que dão conta de pequenos volumes para quem está começando. 


É possível se surpreender com os resultados de campanhas de emails bem pensadas e segmentadas. 

Como o custo é baixo e em alguns casos pode ser nulo para começar, você pode aproveitar as oportunidades de mensuração de dados/resultados dessas plataformas para estruturar melhor uma estratégia de email marketing atrelado às suas ações no digital. 


De alguma forma, parte significativa do seu público está na web e usando email, resta saber como você fará para ser assertivo nesta comunicação!


Ficou claro para você o que é email marketing? Conta pra gente aqui nos comentários.


E se precisar de ajuda, pode entrar em contato conosco clicando aqui , que vamos adorar ajudar você elevar suas estratégias para outro nível!


Você também pode baixar nosso modelo de calendário editorial. Ele irá ajudar você na estruturação e no planejamento do envio de email, de todas as suas ações no marketing e também na integração dos seus canais digitais.

estrategias-para-maximizar-o-retorno-sobre-o-investimento-roi
Por Ledo 15 abr., 2024
Descubra como o Retorno sobre o Investimento (ROI) pode ser a chave para o sucesso de suas campanhas. Aqui, exploraremos estratégias eficazes para maximizar seu ROI e alcançar resultados surpreendentes.
como-uma-agencia-pode-te-ajudar-no-inbound-marketing
Por Ledo 08 abr., 2024
Na era digital, onde a concorrência é acirrada e a atenção do cliente é disputada a cada segundo, o Inbound Marketing surge como uma estratégia fundamental para empresas que desejam se destacar. Descubra como uma agência especializada pode ser sua aliada nessa jornada de atrair, converter e encantar clientes.
seo-para-uma-estrategia-de-inbound-marketing-tudo-sobre-o-assunto
Por Ledo 05 fev., 2024
Descubra como integrar SEO e Inbound Marketing para impulsionar sua presença online, atrair mais tráfego e converter leads.
Ver mais
Share by: