Layout do blog

Erros no marketing digital podem prejudicar seus resultados

Douglas Arthur Lima • out. 19, 2020

 

Muitas vezes a vontade de conseguir resultados com marketing é tão grande que a ausência de resultados frusta. Entenda quais são os maiores erros no marketing digital, e mude a sua realidade!

 

Existem diversos artigos, passo a passo, playbooks, e-books, whitelabel e afins, explicando sobre estratégias distintas de marketing digital, e todo o potencial de resultados atrelados a ele. 


Não são materiais rasos. Em sua maioria, se embasam em grandes pesquisas divulgadas por grandes veículos e institutos como IBGE, Veja, Isto É, Exame entre outras. 


Mas com tanta informação disponível, como é possível que a sua empresa não tenha resultados expressivos no marketing digital? Ou então, como os resultados se estagnam durante um período de tempo? 



Quais são os maiores erros no marketing digital?

A resposta para isso é simples


O marketing não tem uma fórmula mágica! Apesar de atrair cada vez mais pessoas e investimento por parte de empresas de todos os tamanhos, o que muitas vezes acaba sendo focado é uma métrica simples e pura: venda!

O termo venda aqui vai muito além de um determinado produto. Podemos encaixar como um sinônimo para negócio fechado, seja ele prestação de serviço ou produto em si.


Isso parece bastante confuso agora, certo? Essa é uma métrica super importante e que deve sim ser acompanhada. Mas será que ela é a prioridade?


Antes de definir uma verba e estipular uma meta de vendas, é muito importante realizar um planejamento de marketing. É um assunto que parece batido, porém acaba sendo a realidade de muitas empresas atualmente.

Pensar num planejamento de marketing é essencial para que o seu investimento em campanhas sejam capazes de trazer o maior e melhor resultado possível para o seu negócio.


Pensando no digital, tudo o que leva a imagem e mensagem da sua empresa deve ser olhado com carinho, e também deve ter uma linguagem e estrutura que atenda o seu público.


Isso faz com que a experiência do visitante seja única, memorável e agradável. Só neste quesito muitas empresas acabam falhando!


E aqui está a primeira dica de erros no marketing digital que você irá aprender hoje, e não cometer mais.

Como está o site da sua empresa? 


O site é um meio de atração e geração de receitas para a sua empresa. Se você ainda não está enxergando isso, o prejuízo provavelmente já está te rondando.


É muito importante que o seu site fale muito sobre o seu produto/serviço. Mostrar sobre a sua empresa não vai te ajudar a vender. Se o seu produto/serviço é bom, esse feedback virá de maneira orgânica. 

Um grande exemplo que podemos trazer disso é a forma com a qual as empresas se comunicam com os seus potenciais clientes, mesmo em mídias tradicionais, como a televisão.


Antes o objetivo das propagandas era dizer ao cliente que determinado produto é o melhor, ou que determinada empresa possui um atendimento diferenciado. 


Atualmente, esse tipo de estratégia tem pouco resultado. O cliente se informa, pesquisa, questiona.


O marketing digital tem um formato único! Se adapte a ele


A web permite que existam trocas rápidas de informações entre as consumidores e, muitas vezes, essas opiniões são determinantes para tomada de decisão. Se a sua empresa não acompanha isso, fica uma outra dica sobre um ponto de atenção. 


Retomando o assunto marketing digital, o site da sua empresa é como se fosse a recepção dela. Se uma pessoa está realizando uma busca a respeito de um nicho de mercado que você atua, o seu site será o primeiro contato que ela terá sobre a sua empresa.


Hoje o seu site dispõe de informações relevantes e suficientes para esclarecer as dúvidas e dores do seu cliente? Mais um dos erros no marketing digital que afetam o sucesso de muitas empresas.


Falar sobre a sua empresa, como citado anteriormente, não fará a menor diferença para o seu público. Contudo, falar mais sobre os diferenciais do seu produto, sobre o seu mercado, sobre opções e os seus diferenciais, isso sim é relevante para o seu público. 



Não é viável tentar manter uma comunicação indireta ou trabalhar com conteúdos genéricos. Ser superficial é uma grande falha, sendo um dos erros no marketing digital mais sutis, e pouco encontrado dentro de empresas.

Como um canal de aquisição de novos clientes, todo o conteúdo feito para os canais web, principalmente sites, devem ter todo um trabalho de revisão, SEO, relevância… Apenas postar o conteúdo não te dará o melhor desempenho. 


Sobre resultados, outra métrica essencial é entender o comportamento dos seus leads/clientes em relação ao que é oferecido em seu site.


Qual a sua taxa de rejeição? Qual o conteúdo com maior receptividade na sua empresa? E com menor receptividade? A média de tempo que um lead/visitante passa em seu site? 

Acompanhe suas métricas!


Essas informações existem e ficam disponíveis através de ferramentas gratuitas, como o Google Analytics, por exemplo, porque são importantes.


Entendê-las e saber como usá-las para melhorar a sua relevância no meio digital são essenciais para alcançar resultados escaláveis. Dados são a melhor forma de ter uma base sólida que justifique mudanças.


Dentro do marketing digital é necessário ter a mesma assertividade em todos os meios, seja redes sociais ou através do seu site. Utilizar somente as redes sociais ou somente o site, faz com que você perca relevância e fique refém de apenas um meio.


Falamos cada vez mais em estratégias integradas, fazendo com que a relevância da sua marca seja direcionado por todos os seus canais de atendimento.


Quando você se permite fazer um planejamento, é possível entender de que forma todos os meios vão se unir para chegar dentro de um mesmo objetivo.


Por exemplo, antes dos investimentos em mídia paga realizado por sua empresa, quais eram os seus resultados? Quantos visitantes você tinha? Quantos tem agora? 


São perguntas que parecem bobas, porém, você tem todas essas informações? Provavelmente se os seus resultados não estão satisfatórios, essa não é uma métrica prioridade para a estratégia atual. 


Um dos grandes erros no marketing digital também é acreditar que somente vendas é o que importa: NÃO. Para cada etapa e estratégia, as métricas medidas devem ser diferentes. Todo investimento em mídia paga, deve ter objetivos claros que precisam ir além de apenas venda.


É necessário captar contatos, os chamados leads, para que você consiga criar a sua própria base de contatos. Essa base te ajuda a ter uma audiência fiel, aumentando a sua relevância na web, além de aumentar o número de negócios fechados com esses clientes, de maneira mais rápida, eficiente e barata. Mas como?

Como se relacionar com os Leads?


Captar leads é a premissa do inbound marketing. Diferente do marketing tradicional, numa estratégia de inbound, oferecemos conteúdos relevantes para a nossa persona.


E, em troca, pedimos alguma informação de contato, como nome, e-mail, gênero, idade, etc.  Esse processo faz com que eu tenha um contato maior e mais assertivo com um número mais expressivo de pessoas.


Afinal, se naquele exato momento o seu lead não está preparado para uma interação comercial, mas tem interesse em conhecer mais sobre o seu produto/serviço e está disposto a receber mais informações a respeito. É a chance ideal da sua empresa mostrar o seu diferencial também na web. 


A forma mais recomendada para se relacionar com esses leads é o e-mail marketing. Em geral, o WhatsApp que tem uma alta popularidade no Brasil, funciona bem como um canal de relacionamento para leads que já estão mais preparados e no momento de compra.


Ninguém gosta de ser importunado por uma empresa que ainda não me atende em nenhum propósito. Lembre-se, muitas vezes seu lead ainda não identificou que tem um problema que você pode solucionar através do seu produto/serviço. 


Encher o usuário de conteúdo sem saber se ele se interessa é um dos maiores erros do marketing digital


O e-mail marketing continua trazendo muitos resultados, desde que esteja atrelado a um planejamento em cima de cada campanha. A ideia de uma estratégia de e-mail marketing é que seu lead volte a abrir os próximos e-mails da sua empresa.


Ficar enviando excessivamente disparos que tratam exclusivamente de ofertas, além de não ser uma boa prática, só fará com que a sua empresa tenha altas taxas de descadastros, além de spam e reputação afetada, correndo risco de ter o domínio jogado numa blacklist por exemplo. 


As consequências são grandes quando não colocamos atenção em coisas básicas, como o conteúdo que estou disponibilizando para o meu lead.


Para exemplificar a importância desse assunto, podemos pegar as últimas eleições dos Estados Unidos e do Brasil. 


Nos dois cenários, sem entrar no mérito dos ideais defendidos por cada candidato, apenas a questão estratégica de marketing digital. Os candidatos, souberam falar com a sua audiência no momento certo, mantendo uma interação nas redes sociais e dizendo o que a população queria ouvir no momento exato.


Sem maquiagem, sem linguagem formal. Tanto Trump quanto Bolsonaro, conseguiram ser assertivos no que o seu público queria ouvir e isso ajudou a viralizar. 

Para uma boa estratégia de marketing digital, é necessário conhecer o público

Como se comunicar com essas pessoas, transformá-las em promotores para a sua marca. Destacando os diferenciais dos concorrentes.


Novamente, entramos no ponto métricas: Qual conteúdo agrada mais o seu público no Facebook ou LinkedIn, por exemplo? Que tipo de e-mail causa mais engajamento na sua base de leads? Qual horário tem mais receptividade nas suas postagens ou disparos de e-mail?


Focar em somente um meio digital porque ele está te dando um resultado no momento, pode ser extremamente prejudicial para a sua empresa. Em geral, as métricas e valores de anúncios oscilam de acordo com a quantidade de anunciantes para o mesmo grupo. 


Se esses valores sobem muito, continua sendo viável manter somente uma forma de aquisição de clientes? Até que ponto será financeiramente relevante esse tipo de estratégia?


A partir do momento que conteúdos relevantes são disponibilizados, a empresa começa a ter relevância na chamada busca orgânica (não paga). Ser encontrado facilmente no Google é um sonho para qualquer um! Pois a aquisição de clientes se torna mais barata e em grande quantidade.


Esse é o melhor cenário, pois você consegue impactar pessoas que estão buscando algo relacionado ao seu produto, sem necessariamente precisar investir para ser visto. 

Mas primeiro entenda a base


O básico antes de iniciar uma campanha de marketing digital é entender: em que momento minha empresa está? Qual a média de mercado dos meus concorrentes? Como eu desejo estar daqui a 6 meses? Qual o aumento efetivo de visitantes, leads, oportunidades e vendas?


Se isso se transforma num KPI (Key Performance Indicators ou, em português, Indicadores-chave de performance), toda a equipe trabalha para buscar atingir esses indicadores e entende, dentro da estratégia global, se os resultados estão sendo atingidos mês a mês. 


Assim como criar uma empresa demanda um trabalho árduo, a sua estratégia de marketing digital precisará de esforço e profissionais competentes para que seus resultados sejam atingidos. 


Não existe fórmula mágica, como eu citei no início deste post, porém temos métricas e podemos focar e melhorar o que é feito ao longo do caminho para atingir os resultados almejados no planejamento de marketing. 

Errar é normal e faz parte do processo de aprendizagem, mesmo no marketing digital. Desistir é que realmente não faz sentido, porque desistir é uma decisão embasada num momento pontual, mas as consequência a médio prazo podem não ser reversíveis.


Você está preparado para planejar a sua próxima campanha de marketing?


Se precisar de ajuda, entre em contato com a gente clicando aqui! Vamos adorar fazer parte desta jornada.


Você também pode baixar nosso modelo de calendário editorial. Ele irá ajudar na estruturação e planejamento do seu marketing digital. Com a integração planejada de todos os seus canais, a probabilidade de erros diminui muito.

estrategias-para-maximizar-o-retorno-sobre-o-investimento-roi
Por Ledo 15 abr., 2024
Descubra como o Retorno sobre o Investimento (ROI) pode ser a chave para o sucesso de suas campanhas. Aqui, exploraremos estratégias eficazes para maximizar seu ROI e alcançar resultados surpreendentes.
como-uma-agencia-pode-te-ajudar-no-inbound-marketing
Por Ledo 08 abr., 2024
Na era digital, onde a concorrência é acirrada e a atenção do cliente é disputada a cada segundo, o Inbound Marketing surge como uma estratégia fundamental para empresas que desejam se destacar. Descubra como uma agência especializada pode ser sua aliada nessa jornada de atrair, converter e encantar clientes.
seo-para-uma-estrategia-de-inbound-marketing-tudo-sobre-o-assunto
Por Ledo 05 fev., 2024
Descubra como integrar SEO e Inbound Marketing para impulsionar sua presença online, atrair mais tráfego e converter leads.
Ver mais
Share by: