Marketing de relacionamento nas Redes Sociais
Marketing de relacionamento é um assunto muito trabalhado hoje pelas empresas nas redes sociais. Este conceito engloba todo o relacionamento da empresa com seus clientes, para fixação da marca e fidelização do público. Com isso é possível aumentar significativamente suas vendas.
Quando se trata do meio digital, principalmente nas redes sociais, o público espera se relacionar com o outro, seja com pessoas ou empresas. Essa é a principal expectativa.
O assunto foi apresentado no blog da Camila Porto, onde podemos ter uma ideia superficial de como alavancar o seu negócio com o marketing de relacionamento .
Marketing de relacionamento nas Redes Sociais
Como dissemos, esse tema está em alta hoje por conta da procura por um marketing eficaz e que traga resultados em vendas. Então vamos trazer abaixo as dicas descritas no artigo da Camila.
Primeiro, conseguimos compreender a partir do artigo que o conceito de marketing de relacionamento é bem simples: É o ato de se relacionar a partir de ações do marketing. A forma como você lida com as pessoas, e como fideliza o público com a sua marca.
Trazendo para a realidade das redes sociais, quando criamos conteúdo para postagens estamos diretamente nos comunicando/relacionando com os usuários das redes.
Responder os comentários, incentivar os usuários a comentar respondendo alguma pergunta feita no post, lives, vídeos, marcações, compartilhamento de posts alheios. Qualquer ação que envolva a voz da sua empresa e do seu público: isto é marketing de relacionamento nas redes sociais.
Estratégias de marketing de relacionamento
No artigo, temos três dicas de estratégias de ouro para o marketing de relacionamento:
- Aproximação do cliente – Buscando trazer o seu público para perto, é possível conhecê-lo para aprimorar as suas ações. Entregando sempre conteúdos, promoções ou ofertas que façam sentido para estas pessoas. Assim as vendas tendem a aumentar, já que o que você tem a oferecer é exatamente o que seu público espera.
- Alimente-o com conteúdo: A informação é sua chave mestra! Quanto mais conteúdo informativo, promoções, ofertas e notícias interessantes você oferecer ao seu público. Mais estas pessoas serão propensas a querer seguir tudo o que a sua empresa postar. Desta forma você vai alimentando o público para que conheça seu produto/serviço, sinta a necessidade de adquirir, sinta segurança em consumir com a sua empresa e a veja como referência e prioridade.
- Peça Feedback: Temos dois lados da moeda para esta ação: Caso alguma coisa esteja causando frustração em seus clientes, você terá a oportunidade de corrigir o erro. E para os elogios, está aqui a oportunidade de ressaltar e aprimorar ainda mais os pontos fortes da sua empresa. Com o feedback positivo, muitas ações de relacionamento podem ser feitas nas redes sociais: como o compartilhamento de depoimentos em story, por exemplo, marcando esse usuário e o tornando super importante para sua marca. Isso fará com que ele volte a consumir e indique a sua empresa a terceiros.
Seja lembrado
Com as dicas trazidas acima, o relacionamento com os usuários nas redes sociais vai se estreitando. Estes vão se sentido cada vez mais próximos e familiarizados com a empresa, e consequentemente mais confortáveis para consumir.
Mas não é só o conforto que conta. Quando pensamos em tomar um refrigerante, mesmo que não seja seu preferido, a coca-cola é a primeira que vem a cabeça por ser uma empresa que investe bastante no relacionamento com o seu público. Essa marca praticamente conversa com as pessoas até em suas latas, quando coloca frases ou nomes.
A lembrança da marca é um ponto primordial para que as pessoas consumam com ela sem pensar duas vezes. E dependendo dos casos, se o concorrente não investe em relacionamento, o público nem pensa em outras marcas, e apenas uma vem a cabeça.
Podemos exemplificar ainda mais falando do bombril e assolan, que outra marca de lã de aço vem a sua mente? Você só irá comprar outra caso veja na prateleira do mercado e já tenha experimentado. Se não, as duas únicas opções plausíveis são as já conhecidas e que estão a sua vista constantemente em propagandas.
Estes exemplos deixam claro a importância em estreitar o relacionamento para tornar a marca conhecida e primeira opção. Ser lembrado depende de fazer-se presente, e isso envolve aproximação e conteúdo.
Ouça o seu cliente
O feedback também contribui para isso, mas indo além, ele fideliza ainda mais o público para que se sintam “em casa”, como nós nos sentimos quando reclamamos de algo e a empresa realmente dá suporte.
Para exemplificar: Pense que seu sinal de internet está terrível, e você entra em contato com a operadora para resolver o problema. Caso esta não lhe dê atenção, é muito provável que você se torne um inimigo desta marca. Mas se ela lhe dá todo o suporte, você continua consumindo e a indica aos seus colegas, amigos e família. Mesmo que seu problema não seja totalmente resolvido.
Bom, já ficou claro que o marketing de relacionamento é a dedicação da empresa para com a comunicação com o seu público. Fazer com que seus seguidores se sintam importantes, e tornar os usuários ponto principal de suas redes sociais irá garantir o aumento de vendas. Pois estes seguidores se tornam fidelizados e multiplicadores.
Não deixe o relacionamento e a comunicação para depois. Quando antes você começar a investir nisso, antes a sua marca se tornará conhecida e “parceira” do público.
Leia o artigo original clicando aqui.
E para aperfeiçoar o seu relacionamento com os usuários, nada melhor que ações planejadas, e um marketing integrado entre todos os canais digitais. Para isso, baixe nosso calendário editorial.