Layout do blog

Marketing para área da Saúde: Saiba como atrair mais clientes!

Leticia de Lima • nov. 26, 2020

O Marketing para área da Saúde é tão necessário quanto para qualquer outro mercado de atuação. Entenda como isso funciona, e veja algumas dicas e boas práticas.

O mundo vem se digitalizando cada dia mais, e as pessoas também estão se adaptando a isso. Não é de hoje que nós, como seres humanos, buscamos nos relacionar com outras pessoas. Esta é uma característica inata, e a Psicologia nos prova que necessitamos de relações para nos desenvolver.

Já falamos em outro texto que, todo ser precisa de relações e conexões para se sentir pertencente à sociedade. E também, todos nós precisamos nos sentir assim para nos desenvolver.

O nosso desenvolvimento é constante. E cada vez mais demonstramos necessidade e sede por este crescimento pessoal e social. O aumento de usuários em redes sociais é uma grande prova disso.

Como? Simplesmente pelo fato de que, as redes sociais hoje são nosso maior foco de socialização . Principalmente depois do isolamento social e da quarentena, situação que mudou muito as empresas e os tipos de negócios. 

Nestas redes, conseguimos manter contato com colegas, amigos e familiares, mesmo sem sair de casa. 

Leia mais sobre o comportamento dos usuários nas Redes Sociais em: A Psicologia nas Redes Sociais.

O que o ambiente digital proporciona?

Esta digitalização vem facilitando relacionamentos constantes. Por vezes nem conhecemos quem está por detrás daquele perfil. E mesmo assim nos relacionamos curtindo, comentando, respondendo ou somente acompanhando suas postagens.

Sem contar que, o Google por exemplo, sendo o maior mecanismo de busca, vem respondendo às dúvidas dos usuários desde 1998, quando a rede foi fundada nos EUA.

Essa plataforma de busca, que detém 95% deste mercado, funciona diferente das Redes Sociais. No Google os usuários estão buscando por soluções e respostas, e para que a plataforma entregue tais respostas, alguém precisa estar divulgando conteúdo sobre aquele assunto. 

Ou seja, para sustentar este mecanismo, as empresas publicam conteúdos em seu blog falando sobre os assuntos de sua área de atuação, que fazem parte das dúvidas e problemas do seu cliente.

E quer um exemplo bem prático? Você provavelmente chegou até esse texto, ou por uma busca no Google, ou por uma postagem nas redes sociais!

 

Para entender mais sobre o assunto, leia: O que é o Inbound Marketing (Marketing de conteúdo), e Google Friendly: Colocando o google para trabalhar pro seu site .


E lembre-se sempre:



É preciso realmente responder às duvidas de quem está pesquisando, se não, o efeito é negativo. O Google pode entender seu conteúdo como ruim e desqualificar o site.


Enfim, sua cabeça deve estar uma bagunça, né? Então vamos explicar melhor alguns pontos sobre o Marketing para área da Saúde.

Como o Marketing Digital funciona e como trabalhar com ele?

O Marketing Digital engloba todas as ações de uma empresa para sua divulgação da marca/nome na internet. A atração, fidelização e relacionamento com clientes no ambiente digital, hoje, é a base de todo negócio. 

Basicamente, este conceito baseia-se na comunicação da empresa em geral. Desde a construção do DNA da marca (personalidade/ identidade), até a atração e relacionamento com clientes.

E para tentar definir rapidamente como trabalhar com o Marketing Digital, poderia dizer que seu esqueleto simples é: DNA, Persona, canais digitais de atuação, produção de conteúdo e investimento em mídia paga.

Claro que, dentro de cada um desses pontos citados existem milhões de detalhes, para que os processos sejam realmente efetivos. 

Por isso, se você pretende começar a investir em Marketing Digital, aconselho seguir os seguintes passos:

  • Primeiro passo

    Defina a personalidade da sua empresa antes de qualquer coisa. Pois ela irá guiar todos os outros passos. 


    Quais serviços vai priorizar (sim, você não pode apostar em todos, pois isso tira a força de suas ações). Se empenhe em uma frente até que ela dê certo, depois expanda.

  • Segundo passo

    Pesquise muito sobre o meio digital, como cada rede funciona e como o público se comporta em cada uma delas. Como os seus concorrentes se comportam. E quais seriam as boas práticas para você adotar. Defina também os canais que deve atuar.


    Assim você poderá definir quais redes irão realmente lhe ajudar.

  • Terceiro passo

    Defina a Persona do seu público. Com isso, você saberá como se comunicar com seus futuros clientes, e em quais redes eles estão mais presentes.


    Dica extra: Use cada rede de uma forma. Geralmente, no Marketing para área da Saúde, utilizamos as redes sociais para aumentar o relacionamento com quem já é cliente, fidelizando e garantindo que estes sempre voltem. Já o Google é muito mais usado para atrair novas pessoas, que estão pesquisando por suas soluções.

  • Quarto passo

    Tenha um Calendário de Conteúdo, que organize seus assuntos e as datas de publicação, tanto do site/blog quanto das redes sociais, e publique constantemente.

  • Quinto passo

    Utilize de ferramentas para auxiliar a gestão de seus canais. Veja algumas de nossas dicas de ferramentas para as Redes Sociais clicando aqui.

Enfim, o Marketing Digital é um universo à parte. E para fazer com que qualquer ação tenha resultado, é preciso muito conhecimento e estudo. 

Por isso, sempre recomendamos que você tenha profissionais capacitados executando suas ações de marketing. Assim, a sua divulgação vai estar em dia com as atualizações do mercado.

O que é o Marketing para área da Saúde?

A personalização é muito importante para que as ações sejam efetivas. Basicamente, se você é um profissional da área da saúde, suas ações devem ter essa personalidade e tratar o público com cuidado e empatia. 

Já uma borracharia tem uma personalidade completamente diferente. Precisa de uma identidade mais “bruta”, por ser um local que trabalha com serviços e mão de obra pesada. 

Por exemplo, um médico NUNCA pode ter um feed nas redes sociais repleto de cores escuras (marrom, preto, vermelho). Segundo a psicologia, cada cor instiga um tipo de sentimento nas pessoas.

Cores escuras provocam medo, ansiedade, angústia… Agora, voltando a falar das redes sociais do médico que citamos acima. Seria um Feed de instagram bem frustrante, e provavelmente ia espantar todos os possíveis pacientes.

Já para o exemplo da borracharia, um Feed todo preto causaria sensação confortante, pois é o que o usuário espera quando pensa no local.

Aí você pode estar se perguntando: Mas o preto não gera angústia? Como isso pode ser bom?

Usando da Psicologia novamente, o pensamento humano trabalha em cima de expectativas e imagens. E quando pensando em uma borracharia, já criamos uma imagem/expectativa do que encontrar neste local.

Sendo assim, um feed todo preto não iria causar angústia, já que é justamente o que esperamos encontrar (graxa, borracha, pneu). A cor nestes casos só vai interferir quando não é esperada, quando não há imagens existentes na nossa mente que tenham relação com aquilo.


Agora voltando a falar do médico, quem aqui espera encontrar um consultório todo preto? Historicamente, em nossa cabeça, a clínica como um todo deve ser branca, verde, azul claro… Assim como as roupas do profissional.


Para o Marketing de um Médico Cirurgião, por exemplo, deve-se usar cores claras, causando sensação de limpeza, como uma sala de cirurgia. Letras finas e delicadas, como a mão que esperamos que o médico tenha ao fazer uma cirurgia!

Brincadeiras a parte, mas com essa comparação, ficou claro quando falo sobre a importância da segmentação para maior efetividade do Marketing para área da Saúde?

Um exemplo Psicológico no Marketing para dentistas

No Marketing para Dentistas, a identidade da linguagem, as linhas editoriais, a produção de conteúdo visual… Em todos estes processos é esperado um toque sutil, com delicadeza e cuidado. Cores alegres e que inconscientemente instiguem felicidade.

Afinal, psicologicamente falando, nesta área tudo envolve o sorriso. E ao instigar sentimentos que inconscientemente remetem a isso, você está praticando um marketing para profissionais da saúde com muito mais eficácia. 

Além de todas as outras pequenas técnicas que a Psicologia nos proporciona para incorporar ao marketing, se tratando do comportamento humano.

Por fim, o Marketing para área da Saúde não se difere de outras áreas em suas teorias. O Marketing Digital é sempre o mesmo em conceito e definição. A diferença aqui, além da identidade personalizada, é a:

Regulamentação da profissão

Existem boas práticas e conselhos de profissão que regem as práticas na área da saúde, assim como algumas outras que tratam com seres humanos. E por isso, este marketing  necessita de maior atenção e cuidado.

Também temos algumas questões das plataformas em si. Por exemplo, no Facebook você NÃO PODE veicular um anúncio com uma foto de antes e depois de procedimentos. Vai contra as políticas de publicidade da rede, e seu anúncio não será aprovado. 

E na produção de conteúdo também existem algumas boas práticas, que não dizem respeito à regulamentação da profissão. Mas são parte das boas práticas para um Marketing para área da Saúde efetivo.

Como por exemplo, quais informações levar ao usuário? Se você tem uma clínica que abrange todas as áreas, você não deve focar apenas no Marketing para Dentistas, ou no Marketing para Psicólogos. 

Você saberia administrar uma rede social que seja interessante para o seu público como um todo, e também muito importante: Sem ficar falando muito sobre a sua solução?

Ninguém segue a página de uma empresa que só posta foto dos seus produtos. No Marketing para área da Saúde seguimos esta mesma regra. É preciso ser legal, interagir com o público, levar informação realmente interessante, novidades e tendências. Sem ficar na mesmice ou falar sobre o que todo mundo já está falando.

A importância do Marketing Digital para Profissionais autônomos e clínicas

A essa altura, você já deve imaginar a importância em investir no Marketing enquanto profissional da saúde, não é mesmo? Mas se ainda não, vou explicar:

Quantas coisas nós pesquisamos na internet antes de comprar? Quantos produtos você compra pela internet? Hoje, até mesmo as compras do mercado muitas pessoas estão fazendo de forma online, sem sair de casa. 

Principalmente por conta da pandemia que vivemos no ano de 2020, todos estão se adaptando cada vez mais ao consumo e compras online. Mas essa realidade não é apenas no caso de produtos.

Os serviços também são muito buscados em meios digitais. Se você precisa colocar grades nas janelas de sua casa ou apartamento, qual a probabilidade de sair pela rua procurando uma empresa que faça isso? Quase nula!

Se tratando da área da saúde, ainda têm muitas pessoas que vão a profissionais por indicação. Mas mesmo assim, na maioria das vezes não temos indicações para os serviços que precisamos. E acabamos recorrendo ao Google.

Aí está a grande necessidade em se fazer presente no meio digital: Aumentar a procura e a possibilidade de novos clientes.

A pesquisa já faz parte de nossa vida, e as chances de fazer com que um consultório seja mais conhecido são muito maiores, se este estiver aparecendo no Google quando um usuário pesquisar “clínica de odontologia no centro de Florianópolis”.

Já se uma clínica não aparece, mesmo que ela esteja situada no mesmo bairro que a pessoa que pesquisou. Provavelmente este usuário da internet irá para a clínica no endereço que encontrou no Google, e nem irá conhecer esta outra.

Com tantas informações que temos hoje, nossa memória não suporta armazenar informações como as pessoas faziam antigamente.

Nossos avós, por exemplo, a 50 anos atrás, se precisassem de um dentista para os filhos, com certeza saberiam o endereço ou o nome de algum médico. Quantas pessoas fazem isso hoje em dia? E quantas pesquisam no Google?

Pois bem, acho que a importância já ficou clara, né? Os profissionais autônomos e clínicas da área da saúde já não se sustentam mais sem firmar sua presença no meio digital.

O marketing para área da saúde não é somente uma teoria ou conceito para “vender serviços digitais”. Mas sim uma necessidade para a sustentabilidade dos negócios desta área. 

Mercados, farmácias, posto de gasolina e afins. Estes sim são negócios que, mesmo sem investirem em marketing digital conseguem se sustentar. Pois são estabelecimentos que contam também com a urgência imediata do usuário. 

Se você está na rua e está acabando a gasolina do seu carro, você vai parar no primeiro posto que ver pela frente. Se você precisa comprar coisas para sua casa, também já sabe quais mercados tem no bairro (e ainda assim as vezes precisamos pesquisar).

Já no caso de um nutricionista autônomo, quando já aconteceu com você de chegar um paciente no consultório falando: “Estava passando por aqui e decidi entrar, pois estou fora de forma”? Aposto que a resposta é NUNCA.

Pois bem, se você ainda não pensou em investir no marketing para profissionais da saúde. Você está atrasado e perdendo grandes oportunidades de crescimento.

Conclusão

Firmar uma presença digital é um trabalho árduo. Você precisa criar, estudar, entender, colher os resultados, otimizar e nunca deixar de produzir.

Estudar as tendências para o marketing do seu mercado de atuação também é essencial. Se não, você vai acabar sendo aquele profissional que investe tempo e dinheiro, mas deixa de conseguir resultados e não sabe nem porquê isso aconteceu.

Você, seu consultório ou sua clínica precisa estar no cotidiano do público. E se precisar de ajuda com isso, podemos te ajudar! Nossa equipe é especialista em marketing na área da saúde, pois temos profissionais da área trabalhando conosco!

estrategias-para-maximizar-o-retorno-sobre-o-investimento-roi
Por Ledo 15 abr., 2024
Descubra como o Retorno sobre o Investimento (ROI) pode ser a chave para o sucesso de suas campanhas. Aqui, exploraremos estratégias eficazes para maximizar seu ROI e alcançar resultados surpreendentes.
como-uma-agencia-pode-te-ajudar-no-inbound-marketing
Por Ledo 08 abr., 2024
Na era digital, onde a concorrência é acirrada e a atenção do cliente é disputada a cada segundo, o Inbound Marketing surge como uma estratégia fundamental para empresas que desejam se destacar. Descubra como uma agência especializada pode ser sua aliada nessa jornada de atrair, converter e encantar clientes.
seo-para-uma-estrategia-de-inbound-marketing-tudo-sobre-o-assunto
Por Ledo 05 fev., 2024
Descubra como integrar SEO e Inbound Marketing para impulsionar sua presença online, atrair mais tráfego e converter leads.
Ver mais
Share by: