Layout do blog

Calendário de conteúdo: O que é e como fazer?

Leticia de Lima • jun. 29, 2020

Calendário de conteúdo é um dos primeiros assuntos discutidos na criação de uma estratégia de marketing digital. Seja para redes sociais, blog, e-mail, etc… Mas como isso ainda é uma dificuldade de muitos, viemos esclarecer o assunto.

Na maioria das vezes ouço de nossos clientes: Mas isso realmente é necessário? Qual a relevância do calendário? Para quê perder tempo com isso?


E é nesse momento que qualquer profissional de marketing fica de cabelo em pé!



Quero esclarecer primeiro de tudo, que gerenciar uma rede social, um blog ou uma conta de e-mail não é tão simples como a maioria das pessoas acha que é. Se fosse, todo negócio presente no meio digital estaria fazendo muito sucesso.


E essa não é a realidade, não é mesmo?


Conquistar o público nas redes sociais é um trabalho árduo, atrair pessoas para o seu blog mais ainda. E não vou nem entrar no assunto “e-mail’,


Para gerir qualquer canal no meio digital, é necessário SIM criar processos e documentar todos os passos. E indo um pouco mais além, antes de qualquer coisa, organizar e estruturar a casa é essencial, se não qualquer processo posterior vai pelo ralo.

O que é calendário de conteúdo?


Chamado de calendário de conteúdo ou calendário editorial, basicamente, é onde você coloca todos os temas que pretende trabalhar em cada um de seus canais. 


Muito utilizado para redes sociais, hoje ele também é necessário em outras estratégias, como de blog, e-mail, youtube, etc.


Aqui na 3 Twigs, nossos calendários são bem definidos com: Datas e horário de publicação, quantidade de conteúdo mensal, ideia principal, tema, título e objetivo (atração, conversão, relacionamento ou venda).


O calendário serve como documento para organizar os conteúdos, para inspirar criações, documentar o que já foi produzido e quando. Mas principalmente para informar os dias e horários que cada conteúdo deve ser publicado.

Qual a diferença entre: Calendário de conteúdo e calendário editorial?


Muito se fala sobre as duas nomenclaturas, mas ambas têm o mesmo objetivo final: Organizar seus conteúdos, ideias e temas em um cronograma de postagem.


Porém, a grande diferença aqui está nos anexos ao documento. 


Quando falamos apenas em calendário de conteúdo, estamos nos referindo a um documento em formato de calendário, que organiza a data e horário de cada publicação.


Já o calendário editorial se refere a junção de todos os calendários e estratégias de marketing digital em um único arquivo: Público, canais, temas, ideias de conteúdo, palavras-chave, hashtag, calendário de publicação: redes sociais, blog, conteúdo rico, e-mail e divulgação de conteúdos.


O objetivo principal é mais amplo. Unindo todas essas informações em um arquivo, é possível trabalhar de forma conjunta, aproveitando com mais eficácia cada ação e organizando a estratégia macro.


Pense que um material rico deve ser, estrategicamente, produzido para um público A, com objetivo X, depende de produções em canais Z e Y, deve ir ao ar na data D, horário W e será divulgado nos canais M, Y e Z.


Em seguida, essas publicações em outros canais também serão especificadas e planejadas dentro do mesmo arquivo.


Parece complexo, né? E é!


Muitas pessoas acham que apenas criando conteúdo o resultado está garantido. Mas esse é o maior engano. Pois criação de conteúdo NÃO É ESTRATÉGIA!


As duas coisas são bem distintas, e uma sem a outra não faz sentido.


Por isso, neste texto falamos apenas em calendário de conteúdo, pois é o primeiro passo para “arrumar a sua casa”.


Mas frisamos a importância em ter um marketing digital estruturado por completo. E aí há a necessidade de um calendário editorial.


Baixe o nosso modelo de calendário editorial aqui

Cada empresa adapta para sua realidade e seus objetivos. Então você deve SIM alterar as informações do modelo para atender às suas expectativas e necessidades.


Com o modelo que disponibilizamos acima, você pode tentar estruturar o seu marketing, e as ações que julgar ser possível fazer para sua empresa no momento. 


Mas também, você pode, por hora, esconder as demais abas de informações e utilizar apenas as principais: ideias de conteúdo, temas e calendário de publicação.

Como criar um calendário de conteúdo


Agora chegamos direto ao ponto. Muitas empresas que produzem conteúdo não fazem a mínima ideia de como criar um calendário.


E não preciso nem dizer novamente sobre a necessidade desta etapa, certo?


O resultado depende diretamente da estratégia traçada. É necessário que um profissional de marketing desenvolva esta estratégia, para que os conhecimentos técnicos sobre o assunto garantam retorno e resultado.


Mas caso você ainda não possa terceirizar essa função, vou citar abaixo alguns passos anteriores à criação do calendário. Pois fazer “apenas por fazer”, também não irá lhe trazer resultados.

Organização do marketing digital 


Pois bem, vamos começar do começo!


Qualquer ação precisa de organização. E nós empresários, profissionais do marketing ou até mesmo estagiários, precisamos ter em mente que antes de qualquer coisa, precisamos dar esse passo para trás no marketing digital.


Antes de sair postando milhões de coisas em seus perfis, ou publicando artigos aleatórios em seu blog, você deve entender como agir, sobre o que falar e quais materiais produzir para sua persona.


Se não, tudo o que você produzir sem um planejamento será tempo perdido.



Isso mesmo, o precioso tempo que você gasta para produzir todos os materiais sem um calendário de conteúdo é em vão! Lembre-se que para atingir um objetivo, você deve saber qual objetivo é esse. 

Defina e refine 


O primeiro passo depois de entender que seu marketing precisa estar organizado, é definir alguns pontos importantes para que tudo que vier depois faça sentido e tenha resultado.


Se você produzir todo tipo de conteúdo, sem refinar seus objetivos, vai estar fazendo exatamente como aquele ditado popular: “Atirando para todos os lados”.


E nisso você perde milhares de boas oportunidades de vendas.

  • Defina suas personas ou o público alvo (caso você tenha poucas informações sobre o seu cliente): Isso irá guiar todas as suas produções.


>>> Clique aqui para descobrir como construir uma persona <<<



  • Defina quais são suas prioridades: Escolha no máximo três produtos/serviços para trabalhar e ofertar nas mídias.


Não que você não vá, ou não possa, ofertar todos os seus produtos/serviços, Mas precisamos fazer isso por etapas, pois se não, suas estratégias ficarão vagas, incompletas e você não conseguirá produzir e investir tudo o que é necessário em todas as frentes de uma só vez. Por isso, sempre aconselhamos fazer com que as campanhas sejam aplicadas aos poucos, e conforme forem trazendo resultado, você vai expandindo o marketing.

  • Defina metas e objetivos: Aqui nosso calendário de conteúdo começa a tomar forma. Pois a partir do que você quer atingir, é que podemos traçar um caminho para as estratégias.
  • Defina os canais digitais que mais fazem sentido para o seu público e seu produto/serviço. Isso é essencial! Pois se você vende produtos de beleza, não adianta nada criar um perfil no linkedin (superficialmente falando, claro que depende muito de caso para caso), no caso desses produtos, seu melhor canal provavelmente seja o instagram.
  • Defina suas possibilidades: Quanto de conteúdo eu consigo produzir COM QUALIDADE por mês? (Isso mesmo, QUALIDADE)


E chamamos de conteúdo: Post em redes sociais, blog post, e-mail, podcast, ebook, imagens, vídeos, etc.

Escreva tudo em um arquivo e se comprometa a cumprir com essas metas, por exemplo:


Consigo produzir por mês 10 posts para redes sociais, 2 textos para o blog, um vídeo para youtube, 5 e-mail marketing, e por aí vai. 


Organize na planilha do calendário, e realmente faça acontecer!

Crie processos


Ouso dizer que o processo é o ponto chave para produzir conteúdo sem se desgastar, com assertividade e com qualidade.


Por exemplo:

  • Primeiro, entenda que antes de qualquer criação, a pesquisa é essencial. Esta primeira etapa é o ponto chave do processo. É ela que irá definir se o seu conteúdo é banal e superficial , novo, diferente ou igual a todos os outros que já existem.
  • Segunda etapa do processo deve ser a criação de conteúdo textual. E para isso, tenha um arquivo modelo e padrão. Isso irá ajudar na produção, aprovação, postagem e até para não perder conteúdo.
  • A terceira etapa é a criação de conteúdo visual, caso seja necessário.
  • E por último, a publicação do conteúdo na escolha de canais de divulgação pré estabelecida.


O que quero enfatizar aqui, é que ter um processo, seja ele igual o que citei acima ou adaptado para a sua realidade, é muito importante para que você consiga executar as estratégias.

Ideias, temas e norteadores para o calendário de conteúdo


Agora chegou a hora de botar a mão na massa. Depois de definir os pontos essenciais, criar uma estratégia, criar documentos e processos, é hora de definir os conteúdos e reunir o máximo possível de ideias, temas e sugestões ao produtor.


Nesta etapa, o objetivo principal é escolher quais conteúdos você irá trabalhar.

Aqui você já sabe os canais que irá atuar, começando com a nossa primeira dica:

  • Crie pastas em um drive para cada canal de atuação (blog, redes sociais, Ads, e-mail, youtube)
  • Depois, crie modelos de produção de conteúdo dentro de cada pasta: Por exemplo para as redes, tenha modelo de imagens (se for o caso) com a identidade visual, e um modelo para criação de conteúdo escrito. Para o blog, um modelo de arquivo com todas as informações que essa produção exige (título, meta-descrição, palavras-chave, autor, etc.), e por aí vai. 


Em seguida, utilize um arquivo de ideias e temas.


Para baixar o nosso modelo, clique aqui

Neste arquivo, na aba de ideias e temas, acrescente todo material que julgar importante e interessante para o seu público, E seu conteúdo será desenvolvido com base nesses temas e ideias.

  • Procure artigos em jornais e revistas.
  • Procure publicações de concorrentes ou empresas modelo.
  • Olhe os perfis de seu público e entenda o conteúdo que eles gostam de consumir.


Por fim, essa etapa visa trazer base para a última:

Calendário de conteúdo


Após as etapas anteriores, você pode começar a organizar o seu calendário de conteúdo.


Veja em quais dias cada tema se encaixa melhor. Por exemplo, na segunda-feira o público pode estar mais disposto a consumir conteúdos motivacionais; na terça conteúdos informativos; quarta ensinamentos; quinta pode ser um bom dia para oferta (dependendo do produto/serviço); sexta descontração e memes; sábado e domingo mensagens leves e alegres.


A escolha dos temas a se trabalhar deve ser baseada totalmente em cima do seu público, É ele que deve gostar das suas publicações, não você.


Você pode muito bem odiar um assunto, mas se fizer sentido com sua área de atuação, e se o seu público costuma consumir isso, você DEVE produzir conteúdo voltado a isso. Mesmo que não te agrade!



Conclusão


O calendário de conteúdo pode mudar a realidade do seu marketing digital. Apenas pelo fato de organizar as suas ações, muitas boas ideias podem surgir. 


Ou ao menos, o seu público irá entender melhor cada ação que você tomar, se identificando com mais facilidade e seguindo uma linha de raciocínio, mesmo que inconsciente.


Nosso cérebro gosta de organização, e prefere por coisas que lhe causem conforto. Se o seu conteúdo não tem ligação com as publicações anteriores. Se seus e-mails não seguem um mesmo objetivo para cada segmentação/público. E se os seus conteúdos do blog não apresentam cadência e planejamento, provavelmente 95% dos usuários se sentirá desconfortável e sairá correndo de sua página.


A Psicologia fala muito sobre a angústia causada no ser humano, sempre que deparado com algo confuso ou difícil de entender. E se o seu produto/serviço causa isso, muitas pessoas não irão consumir com você.


Dito isso, vamos relembrar o fato de que hoje, as mídias digitais, são um grande canal de relacionamento. 

Como sua empresa se relaciona com o seu público?


Espero que a partir de hoje, você apresente planejamento, boas linhas de raciocínio, conteúdos organizados e SENTIDO em tudo que é disponibilizado ao usuário.


E se precisar de auxílio para suas estratégias de marketing digital, entre em contato conosco, vamos adorar lhe ajudar a organizar a casa!


Se gostou do assunto, deixe um comentário e falaremos mais sobre isso!

estrategias-para-maximizar-o-retorno-sobre-o-investimento-roi
Por Ledo 15 abr., 2024
Descubra como o Retorno sobre o Investimento (ROI) pode ser a chave para o sucesso de suas campanhas. Aqui, exploraremos estratégias eficazes para maximizar seu ROI e alcançar resultados surpreendentes.
como-uma-agencia-pode-te-ajudar-no-inbound-marketing
Por Ledo 08 abr., 2024
Na era digital, onde a concorrência é acirrada e a atenção do cliente é disputada a cada segundo, o Inbound Marketing surge como uma estratégia fundamental para empresas que desejam se destacar. Descubra como uma agência especializada pode ser sua aliada nessa jornada de atrair, converter e encantar clientes.
seo-para-uma-estrategia-de-inbound-marketing-tudo-sobre-o-assunto
Por Ledo 05 fev., 2024
Descubra como integrar SEO e Inbound Marketing para impulsionar sua presença online, atrair mais tráfego e converter leads.
Ver mais
Share by: