Psicologia e Inbound Marketing: Melhorando seus resultados
Se você investe em marketing digital, o termo Inbound não é nenhuma novidade para você, caso seja, aconselho você ler nosso artigo:
O que é esse tal Inbound Marketing . O que talvez você não saiba, são os mecanismos mentais que influenciam a sua campanha, assim como, técnicas ou “hacks” mentais para atrair a sua persona e convertê-la de visitante para lead, e num futuro bem próximo, em um ótimo cliente.
Pensando nisso, nós aqui da Agência Ledo desenvolvemos esse guia, de como a psicologia pode auxiliar sua estratégia de comunicação.
Psicologia e o Marketing
Antes de conversarmos sobre essa comunicação, é relevante entender como a Psicologia e o Marketing conversam.
A primeira é a ciência responsável por entender o comportamento humano e a sua mente. Há diversas abordagens distintas, mas todas elas têm em comum a tentativa de compreender, alterar, e muitas vezes melhorar a forma como o homem pensa e interage com o mundo.
Enquanto o segundo, de forma simplificada, trabalha na comunicação e no planejamento para seres humanos. Olhando por essa ótica, você percebe que uma matéria está diretamente relacionada a outra?
Pois para melhorar a forma que comunicamos, necessariamente é essencial para o locutor entender como, e qual a maneira que o ouvinte entende a mensagem.
Como a Psicologia concebe o homem
Como disse anteriormente, há diversas abordagens e maneiras que a ciência da mente concebe o ser humano.
Mas quase todas concordam que há fatores mentais (culturais, familiares e sócias), o pensamento em si, assim como fatores biológicos (o famoso cérebro e suas conexões). E que ambos os fatores são determinantes nos comportamentos humanos.
Atualmente, o conceito que exemplifica o quanto os fatores biológicos determinam as nossas tomadas de decisões dentro da propaganda é o Neuromarketing. Mas isso é assunto para outro momento.
O importante para você entender aqui é: nem todas as decisões dos seus clientes/visitantes/leads são conscientes. Ou seja, há diversos fatores (hacks) que influenciam essa tomada de decisão, sejam eles biológicos ou mentais.
E é uma bobagem você não usar esses fatores a seu favor. Assim como, é uma bobagem não unir a psicologia e inbound marketing.
Usando Hacks Biológicos à seu favor
Sabendo a importância desses hacks, colocamos abaixo um conteúdo extra, para dar ainda mais eficácia a união da Psicologia e Inbound Marketing
- As cores remetem emoções , então as utilize de acordo com as emoções que você deseja causar nas suas campanhas. Sempre respeitando as cores de sua marca, e o conceito de segurança.
- As fontes são para comunicar, sabemos o quão importante é o design, mas a comunicação escrita nesse momento é mais. E em todas as ações o conteúdo precisa estar legível.
- Uma imagem fala mais que mil palavras, então crie ações com imagens, e dê preferência para imagens que desempenhem alguma emoção no usuário.
- Lembre de limitar a quantidade de opções, por exemplo, em uma Landing Page permita apenas uma ação. Pois muitas escolhas tendem a confundir.
Usando Hacks mentais à seu favor
A Psicologia e o Inbound Marketing
Agora que você já entendeu algumas das aplicações da área do conhecimento humano dentro da comunicação. Vamos segmentar esse conhecimento para a psicologia e inbound marketing, e entender como ela pode amplificar os resultados das estratégias.
O marketing de conteúdo é muito diferente das campanhas habituais, porque ele visualiza que toda a ação deve ser pensada de forma estratégica na persona que ele quer atingir.
Então, todo conhecimento extra sobre essa persona é mais que essencial. Como outras campanhas, o inbound entende que o usuário possui uma dor, e que o mercado quer sanar essa dor, mas isso vai muito além.
Pois em suas campanhas, ele educa e qualifica o indivíduo até transformá-lo em um potencial cliente. De certa forma, ele entende a dor do cliente e tenta ajudá-lo, mas sem ficar “forçando a barra” e sem tentar empurrar o produto “goela abaixo” do cliente.
Inbound Marketing e a Psicologia da tomada de decisão
Acima, nós da Agência Ledo descrevemos alguns dos processos mentais que ocorrem na hora que alguém irá tomar uma decisão.
Esperamos que tenha ficado claro o seguinte: Nem todas as decisões do seu cliente são conscientes. E dentre esses processos inconscientes há alguns fatores, são eles: Escolhas, Egoísmo, Emoções, Bom o Bastante, Equílibrio, e Segurança.
Passo a Passo na Tomada de decisão:
O inbound na tomada de decisão
Diferenciando-se das outras estratégias, aqui conseguimos nos relacionar com o cliente de maneira muito mais efetiva e constante, fazendo que os atalhos mentais para lembrar da marca sejam facilitados.
Educar-se é preciso!
Um fator determinante e pouco abordado é a educação e qualificação gerada. A psicologia enquanto ciência prioriza o desenvolvimento humano, e uma das chaves, se não a principal, é a educação.
Ao desenvolver materiais educativos para seu site, sua empresa está desenvolvendo-se, especializando-se, pesquisando tendências de mercado e acima de tudo, entregando uma experiência única ao seu usuário.
Além da expansão de horizontes que a educação do lead pode causar, os horizontes da empresa também expandem-se de forma significativa. Um criador de conteúdo qualificado torna-se automaticamente um profissional qualificado.
Conclusão
A adoção de estratégias de inbound marketing podem fazer com que sua empresa desenvolva uma maior proximidade com seu cliente, um relacionamento duradouro e uma grande qualificação interna.
Com o apresentado pela Ledo, deve ter tornando-se nítido que a tomada de decisão pode ser influenciada, e muito, pelas estratégias de Inbound. Por tornar-se uma lembrança ativa na mente da sua audiência, fazendo com que esse público escolha você e não seus concorrentes.
E ai gostou do conteúdo? Tem algum hack da psicologia para nos apresentar? Para isso, comente abaixo, vamos amar saber sua opinião!