Layout do blog

Como anunciar no Facebook Ads para ter resultados sempre

Leticia de Lima • jun. 22, 2020

Se você está lendo este texto, provavelmente entende a importância de fazer anúncios para promover a sua marca. Nós, como especialistas, trouxemos um guia básico de Como anunciar no Facebook para lhe auxiliar. Confira.

O que são os anúncios no Facebook?


Sabe aquele post que aparece do nada em nosso feed, muitas vezes de alguma pagina que nem seguimos?

Esse é um anúncio. Mas se você está procurando por como anunciar no facebook, já deve saber o que são os anúncios.


Pois bem, vamos pular direto ao que interessa: Como anunciar no facebook.

Como anunciar no Facebook 


Primeiro, queremos deixar bem claro que, como toda ação em marketing digital, anunciar nesta ferramenta é complexo e que exige muito conhecimento.


Ao contrário do que muitos pensam, não é só impulsionar um post que os resultados surgirão em um passe de mágica. 

  • Dica 1
    Describe the item or answer the question so that site visitors who are interested get more information. You can emphasize this text with bullets, italics or bold, and add links.
  • Dica 2

    Não escreva muito texto. Seja o mais objetivo e claro possível, adicionando gatilhos mentais como: Escassez, necessidade, desejo, prova social, etc.

  • Dica 3

    Prefira usar o gerenciador de anúncios, e não o botão “impulsionar publicação”. Lá você terá mais opções para criar campanhas mais específicas e segmentadas.

Conta de anúncios

Caso você não tenha uma conta de anúncios no gerenciador de negócios, confira abaixo como fazer:


  1. Entrar no Gerenciador de Negócios .
  2. Entre com o login e senha do seu perfil.
  3. Selecione o seu negócio (a sua página comercial).
  4. Role até o final da página e “adicione sua página”.
  5. Depois clique em, “Adicionar conta de Anúncios”, e “Criar conta de Anúncios”.
  6. Escreva o Nome da conta.
  7. Selecione “América/São Paulo” (quase na metade da barra de rolamento) para fuso horário.
  8. Selecione “BRL – Real Brasileiro”.
  9. Clique em “Avançar”, depois em “Minha empresa”, e em “Criar”.
  10. Selecione o seu perfil e conceda as permissões de “Administrador”, finalize o cadastro.
  11. No canto superior esquerdo, clicar no menu (três linhas horizontais, ao lado do ícone do Facebook), e vá para “Gerenciador de Anúncios”.
  12. Lá, terá um aviso para que você adicione o CNPJ da sua empresa, faça este processo.

Objetivo


Para montar uma campanha, primeiro você precisa ter muito claro qual é o seu objetivo com estes anúncios. Para saber como anunciar no facebook com eficiência, entender esse primeiro conceito é essencial.



Já no início, você terá que escolher entre os seguintes objetivos:

  • Topo de funil: Reconhecimento de marca, Alcance.
  • Meio de funil: Tráfego, envolvimento, instalações do aplicativo, visualização de vídeo, geração de cadastros, mensagens.
  • Fundo de funil: Conversões, vendas no catálogo, tráfego para o estabelecimento.


Em cada um desses objetivos, o Facebook irá entregar o anúncio de forma diferenciada. 

Por exemplo, os anúncios com objetivo em visualização de vídeo, a ferramenta irá entregar a publicidade aos usuários que têm maior propensão em assistir o vídeo, durante um período maior que 3 segundos. 


Em reconhecimento de marca, ele irá imprimir o máximo de vezes – sem ser chato ou cansativo – para o mesmo usuário, gerando a lembrança. Já em alcance ele visa alcançar o maior número de pessoas.


Além disso, o objetivo deve ser definido na estratégia de marketing, conforme as ações em paralelo que estão ocorrendo. E conforme as próximas que estão por vir.


Por isso, trabalhe sempre com planejamento, objetivos e metas claras. Assim, você conseguirá criar anúncios para todas as etapas do funil, criando uma jornada de compra.


E lembre-se, todos anúncios precisarão ser testados e alterados. Não siga apenas seus instintos, em mídia paga os testes são essenciais.


Pois muitas vezes o comportamento do usuário nos surpreende, e acabamos tendo que adaptar para algo que não acreditamos ser o ideal, mas é o que mais vende.

Configuração do anúncio


Depois de escolher o objetivo, é hora de configurar o anúncio.  Alguns objetivos serão diferentes de outros. Por exemplo, quando você escolher tráfego, terá que direcionar o usuário para uma página na internet.


Se for aplicativo, direcionar para a página para baixar o app.  Se for alcance ou reconhecimento de marca, não é necessário colocar link ou direcionar o usuário. Apenas se você quiser.


Enfim, esta etapa depende do objetivo e varia em cada opção. O que queremos falar sobre ela é que, aqui no campo de “campanha” você deve decidir se irá veicular seus anúncios todo o tempo ou em dias específicos.



Dependendo da estratégia, não queremos que o anúncio veicule o tempo todo. Então aqui vá em “programação” e em “veicular em horários específicos”, selecionando este campo. 

Orçamento e programação


O orçamento também é planejado conforme a estratégia. Por vezes colocamos mais de um anúncio na campanha, um para cada período de tempo, e cada um com seu orçamento específico.


Então aqui decida se seu orçamento é diário ou vitalício.

  • Diário: é muito utilizado quando não queremos que a campanha seja pausada. São anúncios com continuidade, e para não perder as métricas não podemos dar uma data limite a ele. 
  • Vitalício: utilizado quando temos um limite de orçamento. Aqui o facebook faz a distribuição do orçamento, ficando a veiculação mais lenta em dias que a ferramenta detectar menor envolvimento, e utilizando um orçamento maior em dias de maior visualização.


No caso de cada anúncio com um orçamento diferente, devemos especificar o valor dentro do campo do grupo de anúncios.


Campo de “campanha”: Defina se é veiculação em tempo integral ou em dias específicos.


Campo de “grupo de anúncio”: Defina o orçamento específico do grupo. Se tem um grupo para topo de funil, invista pelo menos 60% do orçamento. Se tem um grupo para meio de funil, 20%. E o grupo de fundo de funil, o restante dos 20%.


Enfim, estas especificações irão aparecer em seu planejamento de mídia paga.

Posicionamentos


Os posicionamentos, geralmente, já estão marcados como automáticos. Só alteramos essa opção caso o planejamento e objetivo do anúncio seja muito específico.


Para iniciantes, recomendamos que use o automático, para aparecer em todos os lugares que o anúncio se sair bem.


Por exemplo, se o seu anúncio é a divulgação de algum produto de seu e-commerce, os posicionamentos mais recomendados, caso você queira muita assertividade, são o feed de notícias e o market place. 


Não que os outros posicionamentos não irão vender, mas no caso de possuir um orçamento limitado, ou necessidade de vendas (menor índice de testes).


Se você deixar todos os posicionamentos selecionados, o facebook irá gastar uma quantia da verba testando todos os lugares primeiro, para depois veicular onde ele se saiu melhor.

Público


O público é o que devemos levar nossa maior atenção. Pois se iremos vender roupas de bebês, talvez deixar que o anúncio seja veiculado para homens seja um verdadeiro desperdício de dinheiro.


Veja bem, muitos homens podem comprar roupinhas para seus filhos. Mas o consumo masculino é muito diferente.


A Psicologia explica que homens tendem a ser mais práticos, quando necessitarem comprar uma calça para seu neném, irão a uma loja comprar. Já as mulheres socialmente aprendem a consumir de forma mais desenfreada e por impulso. Não vendo problema e dificuldade em comprar um conjuntinho de roupa para seu filho na internet. 


Neste caso, não seria muito mais eficaz focar somente em quem nós temos mais certeza de que irão comprar?

Ao criar este público, podemos usar segmentações do tipo: Mulheres, de 23 a 35 anos, que tenham tido filho em 3 anos, com interesse em conteúdos de mães. E por aí vai. 


Já para a venda de uma marca de tênis esportivo masculino, não é mais eficaz a seguinte segmentação: Homens, de 18 a 40 anos, solteiros, com interesse em esportes, vida saudável, etc. Mesmo que uma mulher possa querer comprar tal produto para presentear, essa possibilidade é uma em um milhão!


Aí você pode estar se perguntando, mas vamos excluir varias pessoas que poderiam comprar?


Como por exemplo, no caso das mulheres, uma mãe de 22 anos não poderia ser uma compradora? Ou no da cerveja, uma mulher não poderia querer comprar também?


A intenção é ser o mais específico possível, para garantir melhor assertividade. E depois que as campanhas estiverem trazendo resultados, aí sim iremos arriscar novos públicos.


Procure sempre começar do mais certeiro e preciso, para garantir a inteligência da ferramenta. E também que algumas vendas ocorram, assim você não irá se frustrar com o investimento.

Anúncio


Para criar o anúncio em si, tenha em mente que quanto mais conteúdo, mais fácil de perder a atenção do usuário.  Procure por conteúdos que chamem a atenção rapidamente e sem enganações. 


Nunca crie um anúncio com títulos como “compre nossa pasta dental e fique com os dentes brancos em uma semana”. Qual a garantia que todas as pessoas que comprarem realmente ficarão com os dentes brancos?

Há inúmeras possibilidades aqui. O usuário pode ter algum problema mais sério, por exemplo, que necessite de cirurgia. 


O próprio mecanismo do facebook procura recusar esse tipo de anúncio. A regra está em sua política de anúncio.  Mas vale lembrar que, seu anúncio pode ser tão sutil na “oferta enganosa” que passe batido na leitura do algoritmo. 


Mas aos olhos e experiência do consumidor, o fato não passa batido.  E toda repercussão negativa pode acabar definitivamente com a imagem da sua marca.

  • Imagem
    • Use menos de 20% da imagem para o texto. 
    • Escreva uma frase clara e chamativa. 
    • Use gatilhos mentais, VERDADEIROS, como: últimas unidades, promoção, entrega grátis, guia completo, etc.
    • Procure cores de destaque com o fundo da rede social (vermelho, laranja, amarelo, verde). Mas sempre respeitando o guia de cores da sua marca.
    • Use as dimensões corretas para que sua imagem não seja cortada ou redimensionada, perdendo a qualidade.
  • Copy (texto)
    • Prefira por textos curtos.
    • Se for a alternativa, use tópicos.
    • Use gatilhos mentais SEMPRE. Como: nosso produto é o mais vendido do mercado. Qualidade superior aos concorrentes. Garantia de qualidade ou o seu dinheiro de volta. Vagas limitadas, apenas 20. Daqui 2 dias o preço vai subir.

    E por aí vai. 

  • Link

    Ao direcionar o usuário para um link. verifique sempre se a página de destino está carregando rápido, e se a visualização está perfeita.


    A experiência do usuário pós clique também é levada em consideração para a pontuação do anúncio. Essa pontuação pode fazer este ser veiculado com maior eficácia ou não.


    O que você promete no anúncio deve ser cumprido na página de destino. Por exemplo, você não pode fazer um anúncio dizendo “clique e baixe nosso material rico”, e direcionar o visitante para a página incial, onde não diz nada sobre tal.


    • A página de destino deve ter boa legibilidade e arquitetura da informação.
    • Deve entregar o que o anúncio promete.
    • Cuidado com links quebrados, errados ou inexistentes.

Mensurando resultados


Essa etapa colocamos aqui no final, mas ela deve acompanhar o anúncio desde seu início.  Procure ao menos uma vez por semana abrir as métricas do anúncio, e acompanhar seus resultados. 


A campanha deve ser otimizada sempre. Por exemplo, se o seu anúncio tem o objetivo de tráfego, e as pessoas não está abrindo a sua página de destino, provavelmente o erro seja na imagem ou na copy do anúncio. 


Verifique se a sua imagem está seguindo os parâmetros para conversão, assim como o seu texto, e faça mudanças.  Já se as pessoas estão clicando, mas logo voltam e não ficam em sua página de destino, já descobrimos também onde está o erro.


Toda ação no marketing digital exige teste, tempo para aprimoração, estudo e conhecimento de quem está gerenciando a conta de anúncio. 


Se você quer mas não sabe como anunciar no facebook, ou não tem tempo de se aprofundar em tudo isso que falamos neste texto, entre em contato com a gente que vamos adorar ajudar.

estrategias-para-maximizar-o-retorno-sobre-o-investimento-roi
Por Ledo 15 abr., 2024
Descubra como o Retorno sobre o Investimento (ROI) pode ser a chave para o sucesso de suas campanhas. Aqui, exploraremos estratégias eficazes para maximizar seu ROI e alcançar resultados surpreendentes.
como-uma-agencia-pode-te-ajudar-no-inbound-marketing
Por Ledo 08 abr., 2024
Na era digital, onde a concorrência é acirrada e a atenção do cliente é disputada a cada segundo, o Inbound Marketing surge como uma estratégia fundamental para empresas que desejam se destacar. Descubra como uma agência especializada pode ser sua aliada nessa jornada de atrair, converter e encantar clientes.
seo-para-uma-estrategia-de-inbound-marketing-tudo-sobre-o-assunto
Por Ledo 05 fev., 2024
Descubra como integrar SEO e Inbound Marketing para impulsionar sua presença online, atrair mais tráfego e converter leads.
Ver mais
Share by: