Layout do blog

Visibilidade orgânica no facebook: Veja como melhorar a sua

Leticia de Lima • mar. 13, 2019

A visibilidade orgânica no Facebook é o sonho de toda pessoa que investe nessa plataforma como meio de divulgar suas campanhas. Já falamos muito sobre a diferença das redes sociais para um site próprio de sua marca. Mas não podemos deixar de frisar a importância de disponibilizar perfis em redes sociais para que seus clientes e usuários encontrarem sua empresa onde quer que eles procurem.

O facebook é a maior plataforma para interagir com os internautas, mas para conseguir visibilidade de forma orgânica é preciso tomar alguns cuidados.


Em julho de 2018, a Folha de S. Paulo publicou que no Brasil, o facebook atinge a marca de 127 milhões de usuários ativos. Sendo 2,2 bilhões no mundo inteiro.


Tornando-se a rede social com maior numero de usuários, ultrapassando até mesmo o WhatsApp. Números muito convidativos quando pensamos em divulgar um serviço, uma empresa ou mesmo uma ideia.


É muito importante termos em mente que divulgar em redes sociais é uma peça essencial para o inbound marketing. Pois o alcance é maior nele do que em qualquer outro meio de comunicação.


Grande parte dos usuários não compreende o seu funcionamento. E acaba mandando para o ralo toda a dedicação, empenho e dinheiro que disponibilizam dentro dessa rede social.


De 2014 para cá a visibilidade de publicações nessa plataforma mudou.


Quem estava habituado à promover campanhas no Facebook notou uma grande diferença, e sentiu uma queda significativa no alcance orgânico.


Os fãs de páginas passaram a receber poucas informações e postagens, diminuindo o numero de visualizações. Isso aconteceu, pois a equipe da rede social começou a se preocupar com a quantidade de informações que estão sendo publicadas.


Segundo o vice-presidente de Tecnologia de publicidade do facebook, Brian Boland. Com a quantidade de informações que são publicadas hoje, a competitividade ficou muito mais acirrada, e os feeds passaram a ficar muito poluídos e com informações desnecessárias.


Por isso, surgiu a preocupação em mostrar para o usuário apenas o que possa lhe interessar. E não deixar uma enxurrada de postagens e informações, que vão apenas atrapalhar a visualização no feed de notícias.


Sem falar que, em janeiro de 2018 o próprio Mark Zuckerberg anunciou que o algorítimo do facebook sofreu uma alteração. Agora passa a mostrar aos usuários prioritariamente conteúdos de seus amigos e familiares, tornando o alcance ainda mais baixo na plataforma.


Apesar de polemica, e de muitos proprietários de Fan Pages discordarem desses algorítimos, ele já é uma realidade e há pouco que podemos fazer em relação a isto.

Planejamento!


Explicando um pouco melhor como funciona o alcance das publicações, perceba que no seu perfil particular há dos modos de consulta de notícias: Notícias principais e Notícias mais recentes.


Por padrão, o modelo de visualização é o das noticias principais, fazendo com que as informações que recebemos em nosso feed sejam bem filtradas. O Facebook possui um algorítimo, assim como o Google, que seleciona a relevância de um post para o usuário.


Saiba mais em: O Google é amigo da minha empresa ou do meu concorrente?


Ou seja, segundo o seu perfil, suas curtidas e suas ações, a plataforma seleciona o que é mais interessante para você. E esconde o que não tem relevância.


A razão disso, é que os usuários dessa rede social não se sintam muito sobrecarregados de conteúdos que não lhe são úteis, tornando a experiência mais confortável para cada um.


Agora que você entendeu um pouco como o Facebook seleciona os posts que seus usuários irão visualizar:



Formas de aumentar o alcance orgânico nas suas postagens


Qualidade da conexão


Uma dica valiosa nesse momento é se preocupar com a popularidade daquele usuário que você está tentando atingir. É muito mais fácil conseguir visibilidade no perfil de um digital influencer, por exemplo.


Então a escolha do pública que você pretende atrair e interagir é muito importante.



Interações na página


Esse tópico é muito simples, se seus posts têm boa interação, como comentários e curtidas. O Facebook entende que seu conteúdo é relevante e bom o suficiente para aparecer no feed de vários outros usuários.


Então não sinta receio de estimular que seus clientes e seguidores interajam com você. Criar posts interativos fazendo pequenos sorteios, pesquisas ou perguntas, incentivando o público a comentar e curtir também é uma boa forma de aumentar a visibilidade.


Não poste apenas sobre seus produtos/serviços


Oferecer apenas promoções e informações sobre seu produto/serviço não é uma boa tática. Ninguém se interessa apenas pelo que você faz ou oferece. E é muito fácil deixar de seguir uma pagina que só posta sobre ela mesma.


O que faz sua pagina ser interessante são os conteúdos que você oferece, e é ai que entra as estratégias de inbound marketing. Postar informações, notícias, novidades, e principalmente conhecimentos sobre sua área de atuação, conquistam os usuários e fazem com que o interesse em sua pagina seja maior.



Horários estratégicos


Para fazer boas postagens que tenham interação e alcance, você precisa conhecer o seu publico alvo e ter delimitado a sua persona.


Conhecendo quem você pretende atingir, consegue planejar o melhor horário para visualização deste perfil, já que cada público apresenta horários específicos de interação.


Por exemplo, se você vende tênis para estudantes entre 14 e 18 anos, um bom horário para postar promoções e modelos de calçados é na parte da tarde, pois esse público geralmente estuda de manhã ou a noite, e supõe-se que nestes horários não estarão online.


Fotos e vídeos


O Facebook sabe muito bem do que seus usuários gostam, e hoje o que está em alta são as interações multimídia. Todo usuário se interessa por clicar, dar play ou até mesmo ser direcionado a noticias e informações que tenham a ver com seu perfil. Postagens que direcionem o usuário para algo que traga benefícios, assim como vídeos interessantes, ou de entretenimento, que levem ao clique, são premiados e obtêm maior visibilidade.



Vídeos legendados, além de promover acessibilidade para deficientes auditivos, tem uma visibilidade muito maior, pois geralmente os usuários matem por padrão seus aparelhos com o som no mudo nas redes sociais.


A legenda assim, facilita que o usuário assista seus vídeos sem que tenham necessidade de ativar o som, podendo entrar em contato com o seu conteúdo a qualquer momento e em qualquer lugar.


Ao gerar esse interesse, automaticamente os usuários curtem, comentam ou assistem mais de 3 segundos do vídeo, e assim contribuímos para a visibilidade orgânica no Facebook.

Conteúdo relevante


O inbound marketing, ou marketing de conteúdo já nos alerta: ninguém irá curtir, comentar, interagir ou clicar em sua publicação se o conteúdo não for interessante o suficiente. Então mais do que se preocupar em postar inúmeras coisas, o conteúdo que você disponibiliza é de maior importância. Lembre-se: priorize a qualidade à quantidade.


Compartilhamento de blog post


Conteúdos de um blog são uma ótima forma de deixar suas postagens ricas, pois não devemos postar grandes textos no Facebook, isso se torna cansativo e nada visível para os usuários.


Postar uma pequena introdução, com uma imagem atrativa e disponibilizando o link de um texto de seu blog. É uma forma bem interessante de atrair o usuário para um conteúdo rico que você oferece, assim como direcionar uma pessoa para o seu site particular.


Criar uma postagem de um texto de seu blog não é nada difícil, ao colar o link no espaço de status, a plataforma cria automaticamente uma visualização com imagem, introdução e titulo do texto que ficará bem visível ao usuário, prefira postagens nesse padrão.


Portanto, compartilhar textos de blog é uma ótima forma de contribuir para a visibilidade orgânica no Facebook.

Leia sobre os benefícios de ter um site próprio de sua marca em nosso texto: Site, o primeiro passo para entrar no mundo da Web.



Planejamento de posts 


É muito importante planejar seus posts mensais, ou mesmo semanais. Pois nesse planejamento é possível selecionar apenas conteúdos atuais e relevantes, tornando sua pagina mais seletiva e objetiva.


Desta forma, o Facebook entende que você não posta coisas aleatórias e sim conteúdos interessantes, dando ao seu perfil maior possibilidade de alcance e interações.



Publique de maneira regular


É necessário ter organização e manter uma frequência constante de postagens. Não publicando informações em excesso, sobrecarregando o usuário, colocando sua página no umbral do Feed de notícias e aparecendo apenas para poucos usuários.



Entenda que a interação da sua audiência, depende de diversos fatores, e um dos principais é que o seu conteúdo toque o público de forma efetiva. E a melhor maneira para tocar seu público é através das emoções. Então, produza conteúdos que despertem emoções, e acionem partes do cérebro que o instigue a interagir com você.


Saiba mais em: A psicologia nas Redes Sociais

MITO: Nos enganamos ao achar que descarregar curtidas e comentários em perfis aleatórios irá nos trazer algum benefício de ranqueamento. O Facebook só irá levar isso em consideração caso as ações sejam recíprocas, ou seja, se houver troca de curtidas e comentários entre a sua pagina e a pagina do usuário.



Curtir e comentar em vários perfis só irá trazer o beneficio de mostrar ao usuário que você acha legal o conteúdo que ele postou, apenas uma questão de mostrar interesse e relacionamento ao próprio usuário, nada relacionado ao rankeamento do Facebook.


CUIDADO!


Muitas pessoas se enganam com títulos e promessas que fazem em postagens, como clickbaits , ou numa tradução livre, caça-cliques. Esta tática para gerar tráfego não é recomendada, pelo contrário, está na lista negra do Facebook, e é considerado extremamente irritante pelos usuários.


Posts que fazem promessas exageradas, como: “clique e veja a fórmula mágica para crescer os cabelos”, ou “remédio que rejuvenesce até 20 anos”. São posts que prometem coisas que não pode ser cumpridas, e tem a única intenção de atrair cliques de pessoas desaviadas sem oferecer nenhum conteúdo relevante e nem informação.


Como falamos acima, dê preferência a publicações ricas e que cumpram com o prometido, oferecendo ao usuário algo que realmente lhe seja útil e resolva seu problema.


É sempre importante monitorar as ações dos usuários em sua página. O Facebook oferece um painel de dados e métricas para esse monitoramento, desta forma, é possível analisar o que está trazendo mais resultado, e o que não está interessando seu publico.


Assim, você pode sempre alterar o planejamento para melhores resultados, visando entregar ao publico alvo aquilo que mais interessa.


E para ajudar você a organizar os seus processos e postagens, disponibilizamos abaixo nosso modelo de calendário, que nos auxilia na organização e planejamento de todo nosso marketing digital.

estrategias-para-maximizar-o-retorno-sobre-o-investimento-roi
Por Ledo 15 abr., 2024
Descubra como o Retorno sobre o Investimento (ROI) pode ser a chave para o sucesso de suas campanhas. Aqui, exploraremos estratégias eficazes para maximizar seu ROI e alcançar resultados surpreendentes.
como-uma-agencia-pode-te-ajudar-no-inbound-marketing
Por Ledo 08 abr., 2024
Na era digital, onde a concorrência é acirrada e a atenção do cliente é disputada a cada segundo, o Inbound Marketing surge como uma estratégia fundamental para empresas que desejam se destacar. Descubra como uma agência especializada pode ser sua aliada nessa jornada de atrair, converter e encantar clientes.
seo-para-uma-estrategia-de-inbound-marketing-tudo-sobre-o-assunto
Por Ledo 05 fev., 2024
Descubra como integrar SEO e Inbound Marketing para impulsionar sua presença online, atrair mais tráfego e converter leads.
Ver mais
Share by: