Layout do blog

Como fazer seu marketing nas redes sociais dar certo?

Leticia de Lima • mar. 01, 2021

O marketing nas redes sociais é essencial para qualquer estratégia de posicionamento digital. Veja como fazer isso corretamente e gerar bons resultados!

Engana-se quem acredita que vender pela internet é só oferecer o seu produto ou serviço. É preciso fazer com que o posicionamento digital da sua marca seja marcante o suficiente para que o público queira se relacionar.

E pior, mais atrasada ainda é aquela empresa que acha que apenas ter um perfil nas redes sociais é marketing. Nem de longe!

As redes sociais existem justamente para que possamos nos relacionar com nossos amigos, familiares e colegas. E de alguns anos para cá, elas começaram a possibilitar o relacionamento entre pessoas e marcas. 

O que é até “mágico” de certa forma. Pois isso deu voz e personalidade às empresas, que antes disso eram somente um estabelecimento na mente das pessoas.

Vamos pegar um exemplo prático?

A Lu do Magalu foi criada pela Co-fundadora do Magazine Luiza, justamente para aproximar a loja aos seus clientes. Ação que deu muito certo e vem se provando a cada mês. Tão certo que, pouco tempo depois de criada, diversas outras marcas perceberam o sucesso e passaram a criar essa imagem também.

A personificação das marcas vem ocorrendo, pois nós sentimos a necessidade de um relacionamento real e palpável. E, acreditar que o seu cliente vai bater a sua porta, ou vai seguir a sua empresa nas redes sociais, porque “sentiu uma afeição pela sua marca” é uma grande ilusão.


Os seres humanos sentem uma necessidade inata de relacionamento. Desde o nosso nascimento tivemos essa necessidade, e a partir do relacionamento pudemos nos desenvolver como sociedade.


Entenda um pouco mais lendo: Marketing de Relacionamento nas Redes Sociais.


Enfim, para fazer com que os perfis da sua marca conquistem o público e tragam resultados em vendas, o marketing nas redes sociais precisa ser planejado, pensado e estruturado.


Sem isso, nenhuma ação será boa o bastante, e muito menos alcançará audiência para trazer retorno financeiro.

Marketing nas Redes Sociais

Como dito, o Marketing nas Redes Sociais não é só oferecer os seus produtos ou serviços, e achar que isso irá vender e trazer grandes retornos.

O marketing por si só já envolve milhões de processos, etapas, análises, métricas e investimento (de tempo e dinheiro). 

Qualquer ação no meio digital precisa de planejamento e estudo. Pense bem, você não compra uma televisão só porque viu uma grande oferta na internet (a não ser que você já quisesse esse item).

Para conseguir vender assim, apenas ofertando, o produto precisa ser muito essencial (como um remédio ou higiene, por exemplo). Ou, o comprador precisa despertar para uma necessidade urgente (como não ter uma televisão em casa).

Para vender no meio digital é preciso inovar e conquistar. E como fazer isso se a sua marca parece um robô?

Nas redes sociais nós necessitamos de um contato real, precisamos sentir que há um ser humano por detrás de todos aqueles posts. E mais, precisamos nos sentir pertencente aquele grupo, e para isso, gera-se a necessidade do público consumir aquele serviço/ produto. 

Por isso o Marketing de Conteúdo é tão importante! Criar conteúdo que seja relevante e do interesse do seu público é essencial para que as pessoas queiram seguir a sua página. 

Mas e aí, você já sabe por onde começar? Vamos dar algumas dicas básicas de ações e estudos essenciais para que seu marketing nas redes sociais dê certo!

Persona

O primeiro passo sempre é o estudo sobre o seu público. Como pensar em oferecer conteúdo e post para uma pessoa que você nem sabe quem é? Precisamos sempre primeiro descobrir para quem oferecer, para depois fazer qualquer tipo de abordagem.

E sempre lembrando que, tudo no ser humano funciona a partir de memórias, sentimentos, sensações, vivências e experiências. E em questões de consumo isso também se aplica. E não precisamos pensar muito para entender isso. 

Veja bem, quando criança, minha mãe sempre comprava yakult, e hoje, toda vez que tomo retorno ao passado. Todas as sensações de satisfação daquela época voltam, pois para mim existiu um grande significado (o cuidado da minha mãe em trazer um alimento que gosto, o carinho e o afeto da relação com essa pessoa tão importante). 

Sendo assim, quando vejo uma propaganda do yakult, todas essas sensações voltam inconscientemente, e logo eu compro o produto para me satisfazer. É complexo, eu sei, mas você pode entender um pouco melhor sobre isso lendo: Motivações e emoções no consumo: Uma visão psicológica.

Você precisa conhecer muito bem quem é o seu cliente, para poder criar conteúdos na sua rede social que literalmente conversem com esse público. 

  • Por exemplo...

    Já que todos nós agimos a partir de nossas necessidades e desejos. É impossível convencer uma pessoa que nunca sentiu a necessidade de comprar uma determinada panela, de que ela precisa daquele item. Ela não sabe que precisa, não sente a necessidade e não tem o desejo. Consequentemente, não vai comprar!


    Vamos imaginar que quem vai usar essa panela é um homem, de 30 anos, que mora sozinho. A panela é perfeita para o dia a dia dessa persona:


    Vamos supor que esse homem trabalha até tarde e precisa que seus alimentos cozinhem muito mais rápido que o normal. E essa panela não é de pressão, mas a sua tecnologia reduz o tempo de cozimento, além de ter um timer embutido. Perfeito para uma pessoa que não está na cozinha esperando ficar pronto, assim como o homem deste exemplo.


    80% dos compradores desses produtos SÃO HOMENS, e isso é comprovado. Agora você, revendedor desta panela,  não fez esse estudo, não criou uma persona e acredita fielmente que quem compra é uma mãe solteira. Porque sua intuição, ou o mercado te sugere isso.


    Mas apesar da sua intuição, a maioria das mães solteiras nem olha para este produto na prateleira, e quem realmente se interessa são apenas homens.


    Aí você fica lá, enchendo a rede social da sua marca com posts femininos, falando sobre como cuidar dos filhos sozinha, outubro rosa, moda, e milhares de outros assuntos que não são nem um pouco do interesse daquele  homem que mora sozinho.


    Aí sua rede social nunca vai para frente, e a culpa é de quem? Das mulheres, pois não sentem a necessidade? Lógico que não! 


    Você entende agora que precisa entender quem é que sente a necessidade de consumir o seu produto, para depois ir atrás do seu público?


    É uma ilusão acreditar que tudo vai sair como nós planejamos. No marketing digital, e até no marketing de produto em si, tudo é muito surpreendente. A panela venderia muito se a estratégia fosse totalmente voltada para aqueles homens: Dicas práticas para o dia a dia, receitas fáceis para uma dieta de homens, e por aí vai…

Ter uma persona definida é o primeiro passo, pois até a descrição da sua página tem que conversar com o público. Veja um exemplo seguindo ideia da venda de panelas:

  • Somos uma empresa que pensa na praticidade e facilidade do dia a dia!
  • Somos uma empresa que quer ajudar você a cuidar da sua família!

Qual das duas descrições iria tocar melhor uma mãe? Mesmo a primeira fazendo sentido, a segunda ainda iria a convencer muito mais, por instigar sentimentos de família e cuidado.

Comunicação e linguagem

Depois de identificar quem é o seu público, entender como se comunicar com ele é o próximo passo.

O exemplo da descrição da sua página que demos já é um início para o que você precisa compreender aqui. Mas pense um pouco além, não é só a página em si que precisa ser construída pensando na persona.

Você precisa criar a identidade a partir disso também! As formas, as cores, a frase de efeito e tudo o que você produz deve se comunicar. 

E lembre-se, a comunicação não é só a escrita. Nós consumimos tudo pelos olhos primeiro, antes mesmo de assimilar as palavras que estão à nossa frente. 

Socialmente somos criados e estimulados a nos identificar mais, ou menos, com certos elementos e cores. Claro que, muitas coisas estão mudando em nossa sociedade e na forma como sempre tentamos encaixar as pessoas em padrões.

Mas não estamos falando apenas para usar rosa para um público de mulheres, e azul para um público de homens.

Queremos que você imagine além: Se a persona é uma mãe, usar rosa e azul em tom de bebê já é milhões de vezes mais atrativo que um vermelho, por exemplo. O cérebro dela está condicionado a prestar atenção nessas cores, pois inconscientemente ela imagina que vai receber uma informação importante, e que irá contribuir para a sua função: Ser mãe.

E se você usar essas cores para se comunicar com um homem solteiro, qual a probabilidade de ele te ignorar? Aposto que quase 100%. Mas para ele, o vermelho pode ser muito útil.

Claro que tudo depende das outras informações que você terá sobre o seu cliente ideal, e para isso você pode usar dos arquétipos para a construção de uma persona. Assim, você terá conhecimento sobre o que motiva esta pessoa, como ela se posiciona no mundo e quais são as suas dores e desejos.

o-que-e-email-marketing

Pra ficar mais claro: Digamos que na construção da sua persona, você identificou que o homem solteiro, que compra de você, sente a necessidade de pertencer a algum grupo (identificação feita a partir dos arquétipos).

E para saciar essa sua necessidade, ele pratica esportes e gosta de acampar e escalar aos finais de semana.

Sendo assim, o seu cérebro vai estar mais condicionado às cores verde e marrom, que são cores da natureza, muito utilizadas em redes sociais que falem sobre os assuntos que ele gosta (esportes na natureza).

Ou seja, é um grande desperdício de tempo e dinheiro, produzir materiais sem antes pensar no impacto que isso vai causar na vida da pessoa que você quer atingir! As palavras que você deve escolher, as formas a utilizar, a cor principal e o conteúdo oferecido. Tudo isso deve ser muito bem planejado.

Conhecer a sua persona, estudar sobre ela, entender seus comportamentos e desejos, e somente depois disso passar a pensar na comunicação que você deve ter é muito mais eficiente e assertivo. 

E lembre-se, como falamos muito no artigo de Instagram para as empresas, a personalidade é muito importante!

Aprenda a fazer um calendário de conteúdo para as suas redes sociais , e garanta que a sua comunicação será efetiva.

Imagem e posicionamento da marca

Todos nós temos uma imagem, e nos preocupamos muito com isso. “O que vão pensar de mim? O que vão falar de mim?”, e a partir disso vem o “como vão me tratar?”.

A sua marca também precisa se preocupar com isso! Desde o momento em que uma pessoa encontra a sua página nas redes sociais, até o momento em que ela recebe o seu produto, são processos que vão definir o conceito sobre a sua empresa.

E não é novidade que más experiências contribuem para um falatório sem limites. Uma pessoa que não gostou do seu atendimento vai falar mal dele, até que todas as pessoas ao seu redor odeiem o seu atendimento também, mesmo que nunca tenham experimentado.

Já se alguém é muito bem atendido, você com certeza vai receber milhões de indicações. Essa é a imagem da sua marca! E todo empresário pensa e se preocupa com isso.

No marketing nas redes sociais não é diferente. Os usuários da internet precisam ter boas experiências e boas impressões, para a partir disso serem multiplicadores da sua marca. Isso é extremamente importante.

Atualmente, todos nós buscamos respeito, igualdade, afeto e empatia. Marcas que trabalham questões como estas são muito mais bem vistas pelo público.

Você provavelmente já viu alguma situação onde uma pessoa excluiu completamente de sua vida um profissional que não agiu da forma como citamos acima. Independente do resultado do serviço deste.

Ações complementares

Para fazer do seu marketing nas redes sociais ainda mais efetivo, conhecer o seu público e saber que tipos de conteúdos (visuais e textuais) você deve oferecer é só o começo.

Você precisa investir também nas funcionalidades que as mídias digitais oferecem, como os anúncios, por exemplo. E também é preciso pensar mensalmente em ações que ofereçam algum tipo de benefício para as pessoas. Vamos explicar melhor em seguida.

O que a sua empresa tem a oferecer?

O seu filho compra um MC lanche feliz só por achar o sanduíche gostoso? E olha que muitas crianças nem acham isso! O objetivo desta compra é quase que totalmente conquistar o tão sonhado brinquedo.

Precisamos pensar sempre em agregar valor. E isso não significa dar brindes ou descontos. Nem tudo quer dizer dinheiro. Algumas vezes, deixar um bilhetinho de “bom uso” na sacola de uma roupa já é o suficiente para agregar muito valor.

E imagine, se o seu recadinho for assertivo o suficiente, essa pessoa provavelmente irá postar uma foto em seu story, marcar a sua loja e ainda escrever um “Loja maravilhosa, atendimento ótimo e roupas perfeitas”. Qual é o impacto que isso causa? Quantas outras pessoas podem começar a seguir a sua loja, e em seguida consumir a sua marca?

Ofereça mais que só o básico, pense em surpreender e cativar. Você pode usar inclusive do meio digital para isso, criando algum material em PDF que ensina como usar determinado produto, por exemplo.


O usuário compra um artigo de enfeite para sua casa, e pode baixar no site da sua empresa um PDF de “dicas de onde colocar determinado artigo”, dando dicas de decoração, e ensinando a preservar e limpar o material.


Você fideliza, e ainda capta mais informações sobre esta pessoa para futuras ações, como o e-mail, muito útil em segmentação de anúncios nas redes sociais.

Facebook Ads

Já que começamos a falar sobre os anúncios. O Ads é uma das ferramentas mais importantes de todas as mídias sociais. Afinal, essas redes também são empresas, e toda empresa precisa de lucro.

Sendo assim, o algoritmo das redes sociais – mecanismo que “gerencia” as plataformas – trabalha atualmente para que nem todos os usuários da rede recebam a sua postagem. 

O que isso quer dizer? Quer dizer que, no facebook por exemplo, somente 10% dos seus seguidores vêem em seu feed de notícias a publicação da sua página. A entrega vai aumentando conforme o engajamento, e tudo isso leva muito tempo.

Saiba como melhorar a visibilidade orgânica do seu facebook . Mas isso ainda não exclui a necessidade dos anúncios!

O Ads é o melhor recurso para resultados a curto prazo. Sendo então, uma das ações complementares mais importantes para que o seu marketing nas redes sociais dê certo!

Site + Google + Google Ads

E por último, a ação complementar mais importante é a integração das suas redes sociais com os outros canais mais utilizados da internet: O Google.

Para estar no google, a sua empresa precisa ter um site. Sendo assim, este é o primeiro passo. Veja aqui os conceitos básicos sobre o website .

Conheça também todos os itens essenciais de um site .

Só de ter um site a sua empresa não irá aparecer instantaneamente no Google, pois assim como o Facebook, o seu desempenho no Google depende de muitos outros itens.

Como por exemplo, quando você precisa procurar a resolução para um problema que ninguém sabe te ajudar na hora, onde você procura? Ou, se você quer saber se um produto é melhor que outro, onde pesquisa?

O Google é o maior mecanismo de busca do mundo! E ele sobrevive de responder às perguntas dos usuários. Assim como oferecer produtos e serviços a partir de anúncios para a busca das pessoas.

Então depois de ter um site bem estruturado, você precisa colocar o Google para trabalhar a seu favor ! E também, anunciar no Google é uma das melhores formas de vendas e captação de novos prospects (possíveis clientes).

Mas o que tudo isso tem a ver com o sucesso das suas redes sociais? 

Dependendo do seu produto, apenas um perfil na rede social basta para vender. Como por exemplo, se você confecciona algumas roupas para vender a conhecidos. 

Agora, se você confecciona para vender para lojas, como espera que um comprador contrate você vendo apenas as redes sociais? A probabilidade é mínima!

Ele não vai estar em sua rede, passeando pela timeline, e ao se deparar com um anúncio vai decidir comprar (diferente de uma pessoa que compre uma peça apenas para si).

Ele com certeza vai querer saber mais sobre a sua empresa, e o site atualmente é o maior cartão de visitas. Uma marca que não tem site é considerada pequena instantaneamente.

E claro, o Google Ads está ligado ao Google e ao seu site tanto quanto o Facebook Ads está ligado às suas páginas no Facebook e no Instagram (sim, nas duas redes!).

Conclusão

Para conquistar sucesso nas páginas das redes sociais, produzir conteúdo e oferecer produtos aleatoriamente não funciona!

É preciso estudo, empenho, tempo e investimento. Como falamos ao longo do texto, conhecer o seu público é essencial para se comunicar com ele. 

E além disso, somente a comunicação não gera lucro. Você precisa oferecer algo a mais para cativar, precisa posicionar-se com empatia e transparência para fidelizar. 

E em conjunto, precisa também utilizar de outras ferramentas e estratégias (como o Ads, o site e o Google), demonstrando forte posicionamento, grandeza de marca e fácil acesso.

Afinal, quando é muito difícil encontrar alguma marca na internet, imediatamente deixamos de querer consumir com ela. Se o endereço não está no Google, a maioria das pessoas nem encontrarão sua marca. Se nas redes sociais não encontramos mais informações, histórias, conversas e depoimentos, o interesse também diminui.

Faça sua empresa grande aos olhos do consumidor, e você não precisa ter um espaço físico para isso. Basta ter o pensamento grande!

E se precisar de ajuda com suas estratégias, temos profissionais especializados em marketing, publicidade e psicologia, para criar um posicionamento e uma comunicação perfeita à sua marca!

estrategias-para-maximizar-o-retorno-sobre-o-investimento-roi
Por Ledo 15 abr., 2024
Descubra como o Retorno sobre o Investimento (ROI) pode ser a chave para o sucesso de suas campanhas. Aqui, exploraremos estratégias eficazes para maximizar seu ROI e alcançar resultados surpreendentes.
como-uma-agencia-pode-te-ajudar-no-inbound-marketing
Por Ledo 08 abr., 2024
Na era digital, onde a concorrência é acirrada e a atenção do cliente é disputada a cada segundo, o Inbound Marketing surge como uma estratégia fundamental para empresas que desejam se destacar. Descubra como uma agência especializada pode ser sua aliada nessa jornada de atrair, converter e encantar clientes.
seo-para-uma-estrategia-de-inbound-marketing-tudo-sobre-o-assunto
Por Ledo 05 fev., 2024
Descubra como integrar SEO e Inbound Marketing para impulsionar sua presença online, atrair mais tráfego e converter leads.
Ver mais
Share by: