Layout do blog

Gestão de tráfego para Negócios Locais

Agência Ledo • mai. 08, 2023

A gestão de tráfego para negócios locais proporciona alcançar o público-alvo de forma eficiente e planejada, pois usa estratégias de marketing digitais avançadas e atuais, por exemplo, identificação do mercado consumidor, definição de objetivos claros, implementação de um orçamento adequado, escolha das plataformas corretas, entre outras. 


A gestão de tráfego para negócios locais é uma das estratégias de marketing digital que mais tem resultados positivos, pois consiste em direcionar o público-alvo para o site, loja virtual ou loja física de um negócio local. 


É uma estratégia interessante, certo? Mas você sabia que muitas empresas locais ainda resistem à ideia de investir em gestão de tráfego, acreditando que somente as vendas presenciais conseguem trazer o verdadeiro retorno ou mesmo porque desconhecem como funciona essa estratégia. 


Mas, a realidade é que promover um negócio no ambiente digital, por meio de estratégias de gestão de tráfego para negócios locais, é essencial para atrair novos clientes e manter a empresa competitiva no mercado. 


Então, se você tem interesse em saber mais sobre se verdadeiramente funciona a gestão de tráfego para negócios locais, como funciona ou mesmo qual é o processo para a alta performance, logo, este conteúdo é para você. 


Gestão de tráfego funciona para negócios locais?

A gestão de tráfego é uma técnica poderosa de marketing digital que pode ajudá-lo a atrair o público certo para o seu site ou loja virtual, aumentando as chances de conversão e gerando mais vendas. 


Essa estratégia pode ser muito eficaz para negócios locais, pois oferece a oportunidade de atrair novos clientes e melhorar sua presença online com pouco esforço. Diferente das ações físicas para atração de pedestres, por exemplo, o tráfego online atrai apenas as pessoas certas, sem desperdiçar tempo e dinheiro com qualquer pessoa que esteja passando por ali (e que na grande maioria não tem interesse pelo seu negócio).


Com a gestão de tráfego, você pode direcionar o público certo e aumentar a visibilidade da sua empresa para aqueles que realmente importam. E, o mais importante, você pode fazer isso segmentando completamente, para que apenas pessoas próximas à loja ou empresa sejam impactadas até no meio digital.


Ao utilizar anúncios direcionados e públicos personalizados, a gestão de tráfego pode aumentar significativamente a visibilidade da sua empresa em mecanismos de busca e redes sociais, direcionando o público certo para o seu site ou loja virtual.


Então, implementar essa estratégia tem o potencial de aumentar muito suas vendas e aumentar a lucratividade do seu negócio, independente se ele é local ou não.


Como fazer gestão de tráfego para negócios locais?

A gestão de tráfego para negócios locais pode parecer uma tarefa desafiadora, mas existem algumas estratégias totalmente eficazes. 


A seguir, estão algumas dicas para fazer a gestão de tráfego para negócios locais:


1. Identifique sua persona

Para uma gestão de tráfego de negócios locais que seja efetiva, é necessário descrever muito bem o seu cliente ideal (persona). Isso serve para que você possa direcionar seus esforços de marketing e publicidade para as pessoas apropriadas, no ambiente apropriado, e no momento apropriado.


A análise de dados sobre idade, orientação sexual, localização, interesses, padrões de compras e outros aspectos pertinentes ao seu negócio ajudará a definir a sua atuação, linguagem e oferta. Dessa forma é possível posicionar-se como referência e sair na frente dos concorrentes.


Com esse conhecimento em mãos, você pode criar um plano para gestão de tráfego bem preciso que aumentará as chances de sucesso de sua empresa.


Seja para uma empresa local ou não, identificar as características da persona é essencial para aprimorar o conteúdo (visual ou textual) que você entrega ao seu potencial cliente.


Este artigo também pode te interessar:
Como aplicar na minha empresa a experiência do consumidor e do usuário?


2. Defina seus objetivos

A princípio, definir objetivos claros e específicos pode ajudar você a otimizar seus recursos e atingir as metas específicas de sua empresa. 


Conheça alguns exemplos de definição de objetivos para tráfego no geral:

  • Aumentar o tráfego do site: ao se concentrar em atingir seu público-alvo e direcioná-lo ao seu site por meio de campanhas publicitárias, você pode aumentar o tráfego do site e atingir seus objetivos.
  • Gerar leads qualificados: a geração de leads qualificados é possível e traz resultados extraordinários, direcionando campanhas publicitárias para incentivar os visitantes do site a fornecer suas informações de contato para que ao fim você faça uma abordagem comercial e feche negócios relevantes.
  • Aumentar as vendas: ao direcionar campanhas para os visitantes do site, podemos incentivá-los a se tornarem compradores e aumentar as vendas diretas.
  • Fortalecer a presença da marca: ao focar no aumento do conhecimento da marca e na associação com valores positivos, as campanhas podem efetivamente tornar mais forte a presença da marca.
  • Promover ofertas especiais: podemos criar ofertas especiais e personalizadas de acordo com cada público, verba e objetivo de campanhas específicas.


Agora, tratando-se exclusivamente de negócios locais, a meta geralmente é o aumento das vendas, mas limitando o potencial de promoção para apenas os moradores, trabalhadores ou pessoas que transitam pela região.


É aqui que muitas pessoas enganam-se, acreditando que o tráfego online não contribui para o aumento de vendas do negócio local. Assim como para qualquer empresa do mercado, de atuação nacional, um comércio, escritório ou demais atividades físicas também podem beneficiar-se de ações de marketing.


Para fechar o assunto “objetivos”, você pode visar o aumento de vendas, a valorização do negócio, e o reconhecimento da marca mesmo para um público bem direcionado, como o local.

3. Defina um orçamento adequado

Antes de colocar a mão na massa, você pode garantir que seus recursos sejam usados de maneira eficaz e que suas metas de tráfego sejam alcançadas estabelecendo um orçamento adequado. 


Dificilmente você conquistará um bom retorno sobre o investimento, se disponibilizar uma verba muito baixa para um projeto que tem um público bem amplo. Nestes casos, vale reajustar de acordo com a verba total do marketing, pensando sempre estrategicamente nos objetivos e ROI.


Para colocar em prática é preciso: 

  • Analisar o tamanho do seu negócio: para criar um orçamento que apoie os objetivos da sua empresa, leve em consideração o tamanho, a receita e os lucros da empresa. Geralmente, é recomendada uma verba de em média 20% do faturamento da empresa para o marketing total (incluindo digital e físico).
  • Estabeleça suas metas de tráfego: o orçamento muda dependendo do objetivo, se é aumentar as vendas diretas ou aumentar o reconhecimento da marca.
  • Pense no mercado regional: leve em consideração a demanda regional por seu produto ou serviço, bem como a concorrência local.
  • Analise o público-alvo: analise o mercado-alvo para descobrir onde o público-alvo, ou persona, está, e que tipo de comunicação trará mais resultado e assertividade.
  • Faça ajustes de orçamento regularmente: para maximizar o retorno do investimento, avalie regularmente a eficácia dos seus anúncios e materiais, e modifique seu orçamento conforme necessário.


4. Escolha as plataformas corretas

Primeiramente, escolher plataformas adequadas para o seu mercado e público é essencial para gerir o tráfego local da empresa, pois permite concentrar os seus esforços e recursos naquelas que são mais pertinentes e eficientes para o seu negócio. 


Então, o primeiro passo para selecionar as plataformas apropriadas é determinar quais canais funcionam melhor com o seu público. A persona (cliente ideal) usa redes sociais? Quais? Assiste vídeo no youtube? Usa mais o Google ou o Youtube para pesquisar?


As plataformas mais populares podem incluir
Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e LinkedIn Ads, dependendo do seu mercado-alvo e tipo de negócio.


Por exemplo, se você administra uma empresa local que atende a um determinado bairro ou região, o Google Meu Negócio pode ser uma excelente maneira de se conectar com residentes que procuram produtos ou serviços específicos. 


Afinal, essa estratégia colocará o seu negócio no mapa do google, e sempre que um usuário pesquisar pela sua solução (produto ou serviço), a sua empresa aparece.


Leia tudo sobre:
Google Ads para negócios locais: conquiste novos clientes


5. Criação de conteúdo

Nas redes sociais, blog e youtube, você tem o potencial de criar conteúdo valioso e relevante que atrairá um público qualificado, aumentando o tráfego, e consequentemente o número de contatos que recebe diariamente, a partir de várias fontes.


Fique por dentro de algumas estratégias para criação de conteúdo para gerar tráfego para negócios locais:

  • Crie um calendário editorial: isso ajudará você a planejar e organizar seu conteúdo e garantir que sua estratégia seja clara e consistente. Isso também ajuda a garantir que as informações sejam sempre adicionadas e que não haja lacunas.
  • Crie conteúdo de alta qualidade: o conteúdo precisa ser original, bem escrito, útil para o público e rico de informações. Use diferentes tipos de material, como texto, fotos e vídeos para manter as pessoas engajadas.
  • Use palavras-chave: as palavras-chave devem ser relevantes em seu conteúdo para ajudar na otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) e facilitar a localização do conteúdo pelos mecanismos de pesquisa.
  • Promova seu conteúdo: use mídias sociais, e-mail marketing e outras plataformas para divulgar seu trabalho e alcançar mais pessoas.
  • Analise os resultados: use ferramentas de análise para acompanhar como está o desempenho do seu conteúdo e altere sua abordagem conforme necessário.


Além dessas ações comuns, você pode executar estratégias mesclando o digital do físico. Por exemplo, colando um QR Code de avaliação no google no balcão da sua loja, e sempre que um cliente estiver passando pelo caixa, você oferece uma % de desconto em troca de uma avaliação positiva. 


Dessa forma, você fortalece o canal digital (google meu negócio) e contribui para que sua empresa seja melhor ranqueada no google, aumentando por consequência o tráfego.


Ainda neste sentido, você pode pedir para que um cliente, também em troca de algum benefício como o desconto, faça uma publicação no seu instagram pessoal dos produtos/serviços que adquiriu. Com isso, você torna os seus clientes divulgadores da marca e garante um tráfego totalmente orgânico e sem investimento financeiro da sua parte. 


Essas ações são positivas especificamente para negócios locais, pois, além de fidelizar um cliente que está ali, presencialmente em sua loja, garantindo que pelo benefício (do desconto, brinde ou o que for) este cliente volte a consumir. Também atraia seus seguidores, que muito provavelmente são pessoas da mesma região.


6. Anúncios relevantes e segmentados

A princípio, certifique-se de que seus anúncios tenham uma chamada para ação persuasiva e que seja adequada para as pessoas que você quer alcançar. É importante também incluir componentes visuais atraentes, como fotos ou vídeos.


Mas, o mais importante aqui é a segmentação de localização, para garantir que você atingirá pessoas próximas ao seu negócio e, além disso, com interesses similares ao mercado do seu negócio.


Leia também:
Google Ads para negócios locais: conquiste novos clientes


7. Acompanhe e otimize seus resultados

Como para qualquer ação de marketing, fique de olho na eficácia do seu esforço de gestão de tráfego e faça os ajustes necessários para melhorar seus resultados. Isso pode implicar a modificação de seus anúncios, segmentação de público ou sua experimentação com várias plataformas de anúncios.


Conclusão

Chegando ao fim, você deve ter uma ideia mais precisa de como fazer a gestão de tráfego para negócios locais e se ela funciona mesmo, não é?


No entanto, vamos recapitular tudo que apresentamos neste texto para fixar esse conteúdo.


Primeiro, a gestão de tráfego para negócios nada mais é do que garantir, por meio de algumas estratégias de marketing digital, o tráfego para um site, rede social ou loja virtual, e que ao fim irá convidar o usuário para conhecer uma loja ou empresa local, contribuindo significativamente para o aumento das vendas. 


E, normalmente, o processo para o funcionamento de uma gestão de tráfego para negócios locais é o seguinte: 

  • Identificar seu público-alvo
  • Definir seus objetivos
  • Estabelecer um orçamento adequado
  • Escolher as plataformas corretas
  • Criar conteúdo
  • Produzir anúncios relevantes e atrativos
  • Acompanhar e otimizar seus resultados


Uma empresa local pode ter dificuldade para trabalhar sozinha a gestão do tráfego, por isso ter ajuda de quem trabalha há anos com essa estratégia é importante.


Então, se nesse momento você deseja saber mais sobre gestão de tráfego para negócios locais, o nosso blog pode ser a porta de entrada. Porém, se você precisar de auxílio em um projeto, fique à vontade para
entrar em contato conosco! 


estrategias-para-maximizar-o-retorno-sobre-o-investimento-roi
Por Ledo 15 abr., 2024
Descubra como o Retorno sobre o Investimento (ROI) pode ser a chave para o sucesso de suas campanhas. Aqui, exploraremos estratégias eficazes para maximizar seu ROI e alcançar resultados surpreendentes.
como-uma-agencia-pode-te-ajudar-no-inbound-marketing
Por Ledo 08 abr., 2024
Na era digital, onde a concorrência é acirrada e a atenção do cliente é disputada a cada segundo, o Inbound Marketing surge como uma estratégia fundamental para empresas que desejam se destacar. Descubra como uma agência especializada pode ser sua aliada nessa jornada de atrair, converter e encantar clientes.
seo-para-uma-estrategia-de-inbound-marketing-tudo-sobre-o-assunto
Por Ledo 05 fev., 2024
Descubra como integrar SEO e Inbound Marketing para impulsionar sua presença online, atrair mais tráfego e converter leads.
Ver mais
Share by: