Layout do blog

Site para profissionais autônomos: Veja porquê você deve ter um

Leticia de Lima • fev. 20, 2019

Um profissional autônomo precisa tomar várias medidas sobre a divulgação de seu trabalho, e é sempre um drama pensar sobre o assunto. Nesse texto vamos mostrar porque ter um site para profissionais autônomos pode ajudar muito no seu negócio.

Quando decidimos recorrer à internet como meio de divulgação, já começamos com o pé direito! A primeira etapa para o sucesso sem limites do ambiente digital, é a tomada de decisão.


O marketing digital é uma das melhores formas de divulgarmos nosso trabalho. E se você pretende começar com tudo, ter um site é o primeiro passo para a construção da sua identidade digital.


Se você já pensou em contratar profissionais autônomos, sabe toda a preocupação que o cliente tem sobre a qualidade do serviço. Já que muitas pessoas oferecem coisas que não estão ao nosso gosto, nós como seres humanos e pensantes, temos medo de nos decepcionar e jogar nosso dinheiro no lixo.


Então, a primeira coisa que um consumidor busca é saber mais sobre o profissional.


E o primeiro passo para isso é pesquisar no Google. Ao jogar o nome deste profissional no mecanismo de busca, analisamos suas produções e o que as pessoas falam sobre ele e seu serviço. E um site é o primeiro fator que pode causar uma primeira impressão positiva.


Quando um consumidor pesquisar pelo nome do profissional, todas as informações disponíveis irão contribuir para a decisão final deste cliente. Por isso, precisamos preencher estas páginas do mecanismo de busca, com diversos conteúdos que contribuam para a decisão de escolha.


Pesquisar, conhecer e nos relacionar com profissionais e seus clientes é uma ótima forma de descobrir se aquilo irá atender a nossas necessidades. Nosso dinheiro é muito importante para nós, e buscamos sempre usá-lo com sabedoria.


A visão da psicologia sobre a tomada de decisão


Na Psicologia encontramos diversos estudos que observam a tomada de decisão de um ser humano. Tversky e Kahneman (1974) em seu artigo explicam sobre como tomamos uma decisão quando temos incerteza de algo. E falam sobre três estratégias inconscientes que podemos utilizar neste momento: Disponibilidade, representatividade e ancoragem.

Diz respeito à escolha de alternativas que facilmente são lembradas ou imaginadas. Como no caso que falamos acima, onde tomamos a decisão baseado no que lembramos facilmente. Pois se está em nossa memória é relevante e interessante o suficiente para escolhermos aquilo.

Nada mais é do que assimilar algo ao seu parecido. Ou seja, quando nos identificamos com alguém que passou por uma situação igual a nossa, buscamos resolvê-la da mesma forma que esta pessoa resolveu.

A tomada de decisão é feita sob algo de valor para se basear, onde medimos o que iremos escolher a partir de números reais. Como por exemplo: se o valor cobrado é acessível para mim, ou a taxa de feedbacks positivos de clientes para este profissional é superior aos negativos.


Por isso, aqui há a importância em entregar sempre um bom produto final para seus clientes, provando que o que você diz condiz com o que você entrega.

Falando agora sobre questões neurobiológicas, que podem auxiliar no site de profissionais autônomos


Ernst e Paulus (2005) em seu artigo explicam o processo da tomada de decisão em três etapas: avaliação e formação de preferências entre opções, seleção e execução de ação, e experiência ou avaliação do resultado.


  • Primeira etapa

    A primeira etapa neurológica é avaliar as preferências, onde você seleciona as melhores opções que tem para resolver o seu problema. 

  • Segunda etapa

    A segunda etapa seria o momento onde você escolhe um entre todos os profissionais da lista, baseando-se no que melhor lhe representa e lhe passa maior confiança, e finalmente entrar em contato com o mesmo.

  • Terceira etapa

    O terceiro momento seria depois de todo processo já finalizado, onde avaliamos se realmente tomamos a decisão certa e se essa experiência foi positiva. É nesse momento que seus clientes podem voltar a seu site e redes sociais para deixar comentários positivos.

No inbound marketing, é interessante pensar em sempre estar na lista de preferências do seu potencial cliente, oferecendo bons conteúdos e um site rico com informações valiosas para seu público.


E no final de todo serviço, tentar participar do processo de avaliação de seus clientes. Seja enviando um e-mail agradecendo pela confiança, e sugerindo uma pequena avaliação de seu serviço, conduzindo-o a pensar sobre a satisfação, e incentivando-o a deixar um Feedback sobre você.


O relacionamento com seus antigos clientes também é fator determinante para uma tomada de decisão, pois ele irá interferir diretamente na tomada de decisão de novos consumidores.


Lembre-se sempre, a experiência do consumidor é de extrema importância, por ele é um propagador dos seus serviços.


Leia mais sobre a Experiência do consumidor clicando aqui.


Agora, voltando para o assunto deste texto.

Como fazer o consumidor tomar a decisão de contratar você?

Falando o que ele quer ouvir, e demonstrando a sua capacidade para resolver os problemas dele.


Para começar, quero te fazer uma pergunta: Você, como profissional autônomo, está surpreendendo seus possíveis clientes com o que oferece no ambiente digital, ou está deixando a desejar?


Publicando conteúdos de interesse para o usuário - tanto nas redes sociais, quanto em um blog ou revista - você passa credibilidade, e aplica outras estratégias para contribuir na tomada de decisão. Com tudo o que falamos acima!


Ao começar a criar sua identidade profissional na internet, sabemos que esse passo é, basicamente, vender você mesmo. Ou seja, demonstrar sua dedicação, capacidade, serviços que presta, quais seus objetivos e o principal: Demonstrar todos os seus conhecimentos!


Na produção de conteúdo, nós queremos demonstrar aos usuários que aquele profissional consegue resolver todos os seus problemas.


E nos objetivos secundários temos as ações de marketing, que visam a atração, conversão e relacionamento - basicamente.


Leia sobre a Experiência do consumidor na produção de conteúdo, e aprenda a criar conteúdos de interesse para quem visita as suas páginas.


No inbound marketing é necessário conhecer o seu público


Para surpreender seu público e apresentar as soluções de seus problemas, é importante que você saiba quem ele é, o que ele precisa, quais suas dores e como está esse mercado.


Afinal, como você vai oferecer conteúdo para dar credibilidade ao seu serviço, se você não sabe quem é que deve ler?


Um dos pontos iniciais de qualquer campanha de marketing, é estudar para quem aquele produto/serviço serve. Você precisa conhecer exatamente quem é a pessoa que vai sentir o desejo de consumir o que você oferece, para depois conseguir atrair e se relacionar com ela.


Por isso, utilizamos algumas ferramentas para delimitar o público alvo e a persona do cliente. Esse passo é muito importante para que você trilhe estratégias de marketing e publicidade realmente assertivas.


Veja aqui como criar uma Persona.


Após entender seu alvo e traçar um objetivo, ter um blog em seu site é uma das melhores estratégias para oferecer conteúdo e conhecimento para seus futuros clientes. Além de que ele contribui diretamente no SEO do seu site - estratégia fundamental para que o seu site apareça na primeira página do Google.


O que um site deve ter: Conheça TODOS os Itens essenciais


Todo conteúdo que você publicar vai definir a qualidade do seu serviço. Pois pense, se você precisa de um nutricionista que lhe traga resultados rápidos de emagrecimento.


E ao entrar no site de um profissional e se deparar com conteúdos voltados para isso, oferecendo conhecimento e sanando dúvidas de coisas que fazemos errado em nossa alimentação.


Com certeza você vai preferir contratá-lo a um que não se importa em levar essas informações e apenas lhe empurra uma dieta goela abaixo.


Hoje, estamos muito preocupados em entender e conhecer as coisas que compramos, consumimos ou contratamos. Como profissional autônomo, é de extrema importância que você saiba como oferecer seu conhecimento e serviço na internet, porque qualquer atitude errônea pode difamar seu nome e acabar com o seu sucesso.


Para saber mais, leia Marketing Digital: As 7 perguntas CERTAS


Ao criar uma identidade virtual, ou seja, ter o seu site, fica claro para seu público que você se dedica a seu serviço e está disposto a ajudá-lo da forma como ele precisa.


Mas como já sabemos, não adianta apenas ter um site, as informações e conteúdo que você publica nele é que irão fidelizar o internauta, é a partir disso que ele irá lhe escolher ou não.


Oferecendo conteúdos construtivos, informativos e interessantes irá dar toda a credibilidade que tanto desejamos a nosso nome profissional. Além de todas aquelas pequenas questões técnicas que já falamos, como o posicionamento na primeira página do Google.



Os dois maiores canais de relacionamento digital


Hoje na internet, podemos ter uma infinidade de canais para relacionamento. O whatsapp, email, telegram, e diversas outras redes sociais possibilitam a proximidade de um profissional autônomo de seu cliente.


Antes de toda essa digitalização, nos limitávamos e dependíamos do boca a boca. A internet chegou para revolucionar o modelo de vendas, e contribuiu positivamente para a facilidade no consumo.


Antes de falar sobre o website para profissionais autônomos, queremos falar também de um canal que anda em paralelo, principalmente se tratando de autônomos.


Redes sociais


Sabemos que as redes sociais são a maior vitrine que existe hoje. Todo usuário utiliza diariamente, pelo menos, uma das diversas redes sociais existentes. O mais importante aqui é saber a forma correta de se relacionar com o público que você espera atrair.


Primeiro de tudo, e o mais importante, é ter em mente que seu perfil profissional é diferente de seu pessoal. Pois tudo que postamos pode influenciar diretamente na credibilidade de nosso perfil.


Não é que você precise necessariamente criar uma fanpage. Em muitos casos isso é sim indicado. E também vai depender muito do seu estilo de posicionamento pessoal no meio digital.


Por exemplo, se você gosta de falar sobre política e religião no seu perfil pessoal, na grande maioria dos casos isso não é recomendado para um perfil profissional. A não ser que o seu objetivo seja atrair o público que gosta desse tipo de assunto, e tem a mesma opinião que você.


Agora, vamos supor que você seja um profissional da nutrição, e posta a sua rotina de alongamentos toda manhã, fotografa sua culinária e adora gravar pequenos vídeos dando dicas aos amigos. Em uma situação como esta, você provavelmente terá muito sucesso unindo o pessoal do profissional.


Uma dica muito importante e que pode influenciar na sua decisão de manter dois perfis, é interagir com seus seguidores. A frequência com que aparecemos no Feed destas pessoas é conforme nos comunicamos com elas, mas isso também deve ser feito com cautela e cuidado.


Curtidas, comentários construtivos (e não simplesmente qualquer comentário), compartilhamentos também construtivos. Como por exemplo, perceber que alguém está em busca de algo que você não necessariamente ofereça, mas conheça, uma ótima atitude para conquistar essa pessoa é dar uma boa informação que lhe seja útil.


Veja aqui algumas dicas da Psicologia para administrar um perfil profissional nas Redes Sociais.


Mas, como o ambiente das redes sociais não nos permite conteúdos longos. O blog de um site entra como quesito totalmente influenciador para demonstrar aos usuários destas redes, que os seus conteúdos não se limitam ao básico e rápido.


Apenas pelo simples fato do "compartilhamento", você pode fazer com que seus seguidores do facebook ou instagram, que estejam interessados, vão para o seu blog ler um artigo bem personalizado e cheio de conteúdo rico.


Você já entendeu a importância disso na tomada de decisão. E com essa transação - levando usuários das redes sociais para o seu blog - você consegue demonstrar todo o seu conhecimento e experiência.


Agora, vamos para o assunto principal deste texto, o site para profissionais autônomos.



Site para profissionais autônomos


Porque investir nisso?

Primeiro, queremos lembrar que, o site é o melhor lugar para você expressar a sua identidade digital.


Falamos acima que as redes sociais são uma ótima vitrine, compartilhamos facilmente tudo que produzimos, fazemos e pensamos. Mas o que realmente irá proporcionar identidade ao seu nome é o website.


Quando criamos um perfil em redes sociais, como facebook, instagram, twitter, ou até mesmo Linkedin, estamos tentando colocar a nossa identidade no mundo da Web a partir de outro site, um endereço que foi criado por outra pessoa com outras finalidades.


O ideal é utilizar as redes sociais para atrair mais pessoas e divulgar o seu nome, mas ter o seu site - o seu terreno, para ser usado com a finalidade que VOCÊ deseja - apresentando conteúdos que você entende, domina e oferece, é o ideal para as campanhas e técnicas efetivas no inbound marketing.


É interessante entender que todo conteúdo bem aplicado estrategicamente irá agregar valor a você e a seus serviços, dando a identidade que você deseja que seu nome/marca tenha.


Quando vamos pesquisar sobre um profissional a contratar e nos deparamos com um site próprio, não apenas um perfil hospedado em uma rede social. Ficamos com a impressão de que essa pessoa tem muito conhecimento e irá atender melhor a nossas necessidades.


Além disso


Ao entrarmos no site deste profissional e encontrar conteúdos interessantes e que nos surpreendam, nossa confiança para com ele aumenta.


Pense o seguinte, você é mandado embora de uma empresa que trabalhava e está tendo problemas neste desligamento. Mas estão acontecendo várias coisas e você não sabe nem por onde começar, muito menos o que procurar. E você também não tem nenhum bom advogado em vista para lhe defender, está com um grande problema, né?


Buscando solucionar isso você decide pesquisar um pouco no Google para ter um direcionamento, e encontra o site de um advogado trabalhista, com inúmeros conteúdos interessantes e que dão luz a muitas de suas dúvidas.


Este profissional publicou textos em seu blog falando sobre 5 coisas que uma empresa faz de errado ao demitir um funcionário, e você se identifica com pelo menos 3 delas.


Outro texto falando sobre direitos que você tem ao ser demitido e nem sabia. Outros textos que falam sobre problemas que você enfrentou durante o tempo de trabalho.


Um E-book dando dicas de como fazer este desligamento da melhor forma possível, dentre vários outros conteúdos publicados que esclarecem dúvidas, e demonstram que aquele profissional sabe do que está falando.


Você pode até pesquisar mais em outros lugares, ler, fazer consultorias, mas no momento da decisão, o nome deste profissional com certeza virá a sua cabeça.


Como criar um site?


Existem algumas ferramentas que possibilitam que você mesmo crie o seu site. Como o wix.


Mas, depois de tudo o que falamos aqui, espero que neste momento você entenda que há uma relevância em cada palavra dita no seu site. Cada imagem que você escolhe também influencia diretamente. Além ainda da escolha das cores!


Site sem Planejamento pode destruir a imagem da sua Empresa.


Por exemplo, as cores influenciam diretamente em nossas sensações. E isso é científico e neurológico. Um médico cirurgião com um site inteiramente vermelho, irá causar sentimentos de: Perigo, pare, negativo, emoção, quente.


Você quer se sentir assim antes de uma cirurgia? Provavelmente ele irá espantar todos os possíveis clientes.


A escolha de imagens também diz tudo. Se a sua persona tem um perfil sério e conservador, você deve escolher por imagens que representem isso. Usar desenhos por exemplo, pode fazer com que esse consumidor não se identifique com a sua identidade, e caia fora do seu site rapidinho!


Nós temos a tendência a permanecer onde nos identificamos. E como falamos aqui neste texto, a identificação é um fator crucial para a tomada de decisão.


Leia mais sobre as Motivações e emoções no consumo: Uma visão psicológica.


Algumas dicas - muito - superficiais que podemos te dar são:

  1. Crie a sua persona;
  2. Crie o DNA da sua "marca", do seu nome profissional. Ele deve fazer sentido com a sua visão do mundo profissional, mas também com a sua persona;
  3. Defina uma logo, uma identidade visual para a sua marca/nome profissional;
  4. Escolha uma paleta de cores;
  5. Crie o seu site com tudo o que ele precisa ter.


Conclusão


Definir a sua identidade e posicionamento digital é algo que exige muito estudo e técnica. Por isso, se você não te tempo para se dedicar a isso, não recomendamos fazer sozinho!


O ambiente digital está lotado de profissionais atuando, e se a sua atuação não for efetiva, todos os processos e produções serão perda de tempo!


Criar um site, alimentar um blog de textos, pensar no posicionamento do Google - para que você atraia pessoas, criar posts para as redes sociais... São uma infinidade de ações que, junto à rotina de um profissional autônomo se torna totalmente inviável sustentar a longo prazo.


Você precisa de profissionais experientes e capacitados, cuidando de todos os seus canais de aquisição. Assim, precisará se preocupar apenas em receber todos os materiais prontos e somente aprovar, e aproveitar todos os contatos que irá chegar a partir disso!


Entre em contato com a gente e comece hoje mesmo a atrair clientes qualificados pelo ambiente digital.

estrategias-para-maximizar-o-retorno-sobre-o-investimento-roi
Por Ledo 15 abr., 2024
Descubra como o Retorno sobre o Investimento (ROI) pode ser a chave para o sucesso de suas campanhas. Aqui, exploraremos estratégias eficazes para maximizar seu ROI e alcançar resultados surpreendentes.
como-uma-agencia-pode-te-ajudar-no-inbound-marketing
Por Ledo 08 abr., 2024
Na era digital, onde a concorrência é acirrada e a atenção do cliente é disputada a cada segundo, o Inbound Marketing surge como uma estratégia fundamental para empresas que desejam se destacar. Descubra como uma agência especializada pode ser sua aliada nessa jornada de atrair, converter e encantar clientes.
seo-para-uma-estrategia-de-inbound-marketing-tudo-sobre-o-assunto
Por Ledo 05 fev., 2024
Descubra como integrar SEO e Inbound Marketing para impulsionar sua presença online, atrair mais tráfego e converter leads.
Ver mais
Share by: